Mercados operam fora de sintonia e sob cautela

Bolsas globais seguem em direções distintas sinalizando um dia de aversão ao risco com temores pela nova variante ômicron
avatar Luciene1

Os índices de ações asiáticos fecharam com tendências mistas nesta quinta-feira (2). Na Europa, as bolsas operam em baixa.

Nos Estados Unidos, o pré-mercado com os índices futuros apresenta valorização sinalizando uma abertura em alta no mercado à vista das bolsas de valores de Nova York.

Lá, o presidente Joe Biden vai anunciar hoje o plano de controle da disseminação da variante ômicron do coronavírus naquele país. Ele pediu para que as empresas, de maneira voluntária, adotem medidas de vacinação e testagem de funcionários no ambiente de trabalho.

Em relação às viagens, a determinação nos EUA é que os passageiros estrangeiros ou americanos terão que fazer o teste de Covid 24 horas antes do desembarque em solo norte-americano. O uso da máscara também será obrigatório em voos nacionais e internacionais.

No Brasil, o mercado vai conhecer, daqui a pouco, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre com estimativa de vir a zero após a baixa de 0,1% no segundo trimestre de 2021.

Mais cedo, houve a divulgação da inflação medida pelo IPC-Fipe na cidade de São Paulo que apontou alta de 0,72% em novembro, após registrar alta de 1% no mês anterior.

Os investidores também irão monitorar a votação no Senado da PEC dos Precatórios e da MP do Auxílio Brasil, temas que vêm estressando o mercado doméstico há várias semanas.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Compartilhar a matéria:

×