Noticiário intenso deve agitar negócios no Brasil

Decisão do Copom, IPO do Nubank na NYSE e PEC dos Precatórios no Congresso devem movimentar bolsa brasileira nesta quinta-feira (9)
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam com tendências mistas nesta quinta-feira (9) e os índices de ações das bolsas europeias seguem com o mesmo comportamento.

No pré-mercado dos Estados Unidos, os índices futuros têm baixas moderadas antes da abertura do mercado à vista das bolsas de valores em Nova York.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Os investidores seguem o movimento de correção e venda de ações já ensaiado ontem após pregões seguidos de forte valorização.

Por aqui, os investidores seguem acompanhando a movimentação em torno da votação da PEC dos Precatórios no Congresso que pode abrir espaço para o governo furar o teto de gastos para 2022 e viabilizar o programa Auxílio Brasil. Apenas parte da PEC foi promulgada ontem à noite, mas sem esta emenda que permitiria ultrapassar o limite para o orçamento do ano que vem.

Hoje vai reverberar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de ontem à noite com a elevação da taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano.

Mais que esta nova Taxa Selic que já estava precificada pelo mercado, haverá a repercussão do comunicado do Copom que demonstrou grande preocupação com a inflação em 2022 e 2023 e um possível ciclo mais longo de aperto monetário, ou seja, de alta da taxa básica de juros.

A leitura do mercado é que a autoridade monetária poderá elevar a taxa básica em mais 1,5 ponto percentual para 10,75% ao ano na próxima reunião de fevereiro de 2022. Isso mesmo com o país em recessão técnica – queda do PIB por dois trimestres seguidos – e consequente redução da atividade econômica.

Nesta quinta-feira, haverá também a repercussão da oferta pública inicial – IPO na sigla em inglês – do Nubank na NYSE, a bolsa de Nova York. O banco digital foi avaliado em R$ 233 bilhões como a instituição financeira mais valiosa da América Latina, superando todos os grandes bancos brasileiros. Na B3, o Nubank só perde em valor de mercado para Petrobras, Vale e Ambev.

As ações do Nubank estreiam hoje a US$ 9 cada. O banco digital também terá BDRs – recibos de ações – negociados na bolsa brasileira com valor equivalente a 1/6 da ação negociada no mercado norte-americano.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×