Otimismo nas bolsas continua com alívio sobre ômicron

Índices de ações no mundo têm alta com investidores mais tranquilos em relação à gravidade da nova variante do coronavírus
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em alta, dando sequência aos ganhos de véspera nos mercados ocidentais. Na Europa, os índices seguem com ganhos consistentes e investidores mais tranquilos em relação às informações sobre a variante ômicron, verificada como mais transmissível e menos letal.

Nos Estados Unidos, os índices futuros não interromperam o clima de otimismo das bolsas no pregão de ontem e sinalizam uma abertura em alta das bolsas de valores no mercado à vista.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Por aqui, a bolsa brasileira teve o terceiro pregão seguido de alta ontem embalada pelo clima externo e preços muitos atraentes de ações de companhias bem estruturadas.

Hoje, começa a reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em que será decidida a taxa básica de juros – também conhecida como Taxa Selic. Amanhã, após o encerramento dos negócios na bolsa de valores, o comitê divulgará a decisão previamente sinalizada de aumento na tentativa de conter a inflação no país.

A Taxa Selic está em 7,75% ao ano e, segundo a maioria dos participantes do mercado, deve ter um aumento de 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano nesta última reunião do ano do comitê. No início de 2021, a taxa básica estava em 2% ao ano.

Os investidores também devem monitorar o trâmite da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados com a emenda que permite ao governo gastar mais que o orçamento de 2022 em torno de R$ 106 bilhões para pagar o benefício Auxílio Brasil no ano que vem, ano eleitoral.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×