10 principais tendências globais de consumo em 2022

Do metaverso às vendas reversas, consumidores foram altamente impactados pela crise sanitária – e isso faz toda a diferença em seus processos de compra
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Liza Summer/Pexels
O processo de compra das consumidoras foi impactado a pandemia de Covid-19 (Foto: Liza Summer/Pexels)

A mudança foi a única constante nos últimos dois anos. Mudamos nossa forma de trabalhar, de comprar e de viver, deixando boa parte dos nossos planos em suspenso enquanto uma pandemia assolava o mundo. A resiliência e a adaptabilidade dos consumidores foram testadas no ano passado, fazendo com que renunciassem ao controle e abraçassem o desconhecido.

Agora, quando o pior parece que já passou, as pessoas estão começando a colocar projetos em ação e a sonhar novamente. Os consumidores estão retomando o controle e pavimentando um caminho à frente, com base em suas paixões e valores.

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A exemplo do que faz anualmente, a Euromonitor International lançou ontem (18) seu relatório de tendências emergentes e dinâmicas mais propensas a ganhar força em 2022. Essas tendências fornecem informações sobre as mudanças nos valores dos consumidores, explorando como seu comportamento está transformando e impactando empresas no mundo todo.

Veja, a seguir, o que a pesquisa detectou:

Sempre com um Plano B

Kevin Malik/Pexels

As interrupções na cadeia de abastecimento levam às próximas melhores alternativas. Diante dos desafios de assegurar seus produtos e serviços habituais ou desejados, os consumidores “Sempre com um Plano B” estão procurando maneiras de comprar itens similares ou de encontrar soluções criativas alternativas. Os momentos de escassez na cadeia de abastecimento estão forçando as empresas a se articularem e fornecerem novas soluções para garantir o acesso dos clientes a produtos e serviços.

Perspectivas: no final de 2022, as cadeias de abastecimento devem começar a se estabilizar e o acesso aos produtos deve voltar aos níveis anteriores à Covid-19. No entanto, os novos hábitos de compra vão ditar como os consumidores “Sempre com um Plano B” descobrem e selecionam os produtos, desde marcas de origem local até marcas vendidas diretamente ao consumidor ou mesmo serviços de assinatura. A localização e a otimização se tornarão a regra. Empresas e distribuidores devem usar dados para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, aprimorar as operações e repensar investimentos.

Agentes do Clima

Sora Shimazaki/Pexels

O ativismo verde e o estilo de vida baseado no baixo teor de carbono vieram para ficar. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem e estão agindo por meio dos produtos que compram, à medida que as preocupações com a emergência climática aumentam. Para conquistar os “Agentes do Clima”, as empresas devem oferecer produtos com certificação de pegada de carbono. A rotulagem transparente de produtos neutros em carbono cria confiança e permite que os consumidores façam escolhas com base em informações.

Perspectivas: a inovação digital está remodelando a forma como varejistas, fabricantes e consumidores fazem a transição para uma nova era de transparência ambiental. Ferramentas de tecnologia, como rotulagem digital de produtos e aplicativos móveis de rastreamento, ajudam os consumidores a rastrear as alegações éticas, a pegada de carbono e os hábitos de reciclagem diretamente de seus telefones. Os millenials e a geração Z, especialmente, sentem que podem fazer a diferença por meio de suas escolhas. Esse grande grupo consumidor do futuro usará ferramentas para garantir um impacto mínimo no clima. Quanto mais ofertas se alinharem com as expectativas dos “Agentes do Clima”, mais as marcas verão seus produtos e serviços repercutirem.

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Idosos Digitais

Anna Shvets/Pexels

Os consumidores mais idosos foram forçados a ficar online enquanto o mundo se fechava. Agora, familiarizados e confortáveis com a tecnologia, os “Idosos Digitais” têm autonomia para fazer compras e utilizar os serviços por meio desse canal. As empresas têm a oportunidade de adaptar sua experiência digital para direcionar e atender às necessidades desse público online expandido.

Perspectivas: a pandemia ampliou a mente dos consumidores mais idosos para os benefícios do mundo digital. Eles adotam cada vez mais a tecnologia, mas as interações humanas continuarão sendo um componente predominante de como se relacionam com as marcas. Tecnologia fácil de usar e soluções contínuas combinadas com comunicação frente a frente definirão o futuro da inclusão digital para idosos. Construir um plano ágil direcionado tanto para “Idosos Digitais” quanto para idosos novatos na área aumentará o retorno sobre o investimento.

Aficionados Financeiros

Liza Summer/Pexels

Os consumidores estão ganhando confiança para investir e se tornando experientes em poupar para fortalecer a segurança financeira. Os “Aficionados Financeiros” assumem o controle do próprio dinheiro e usam serviços para rastrear as transações que fazem. A alfabetização financeira não está mais restrita às praças de mercados de capitais. As empresas devem fornecer ferramentas e soluções fáceis de usar para fazer com que qualquer consumidor se sinta financeiramente empoderado.

Perspectivas: aplicativos de gerenciamento de dinheiro que são centrados no consumidor, digeríveis, educacionais e simples podem se beneficiar nesta era da democratização financeira. Essas empresas construirão a lealdade do cliente em um momento em que a confiança nas instituições financeiras está diminuindo. Varejistas e marcas devem colaborar com empresas de serviços financeiros para facilitar formas alternativas de pagamento, como criptomoedas ou “compre agora e pague depois”. O potencial impacto dos “Aficionados Financeiros”, desde expandir seu ritmo de investimento até aumentar sua perspicácia financeira, não pode ser subestimado.

A Grande Renovação da Vida

Susanna Marsiglia/Pexels

A pandemia conduziu os consumidores a uma Grande Renovação da Vida, resultando em drásticas mudanças pessoais e em um recomeço coletivo em relação a valores, estilos de vida e objetivos. As empresas devem inovar em bens, serviços e experiências que respondam a esse momento único, juntamente com um marketing que reconheça e abrace a revolução.

Perspectivas: os consumidores continuarão a navegar pela turbulência da pandemia. As empresas que atendem à Grande Renovação da Vida devem ser vistas como parceiras, ajudando os consumidores a se ajustarem a um novo estilo de vida. As empresas devem adaptar o marketing para reconhecer e apoiar as decisões dos consumidores de agir. Voltar a uma cartilha pré-pandêmica pode não ter o mesmo efeito daqui para a frente. Os consumidores vão preferir marcas que combinem com o momento. As empresas precisam oferecer políticas e produtos que agreguem valor e apoiem o crescimento pessoal para impulsionar a lealdade.

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O Movimento Metaverso

Sound on/Pexels

O mundo digital está evoluindo de reuniões virtuais para realidades 3D imersivas. Os consumidores estão adotando esses espaços digitais para socializar com as comunidades. Marcas no centro do movimento metaverso podem promover a equidade. Esses ambientes imersivos podem impulsionar o comércio eletrônico e as vendas de produtos virtuais à medida que o acesso se expande.

Perspectivas: empresas inovadoras já empregaram aplicativos de realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR) em seus processos de negócios. Os consumidores que usam jogos online e mídias sociais que priorizam o vídeo para fazer transmissões e socialização estão estabelecendo as bases para o movimento metaverso. As melhorias nas capacidades de AR/VR e a redução dos custos de equipamento aumentarão o acesso a espaços virtuais 3D. Os consumidores que já interagem com ambientes sociais online imersivos passarão ainda mais tempo em ambientes totalmente gerados por computador. À medida que o movimento metaverso segue ganhando mais participantes experientes em tecnologia, as empresas devem aprender seu papel para aumentar o reconhecimento da marca e gerar receita.

Antigos Produtos, Novos Donos

Gustavo Fring/Pexels

Economizar é a tendência. Os consumidores estão mudando sua mentalidade de possuir algo para uma mentalidade de ter experiências. Sustentabilidade e individualidade estão removendo o estigma associado às compras de segunda mão e impulsionando os marketplaces pessoa a pessoa. As empresas precisam fazer mais com menos. O investimento em iniciativas de economia circular, como programas de reciclagem, aluguel ou revenda, agregará valor enquanto impacta positivamente no meio ambiente.

Perspectivas: as vendas reversas (recommerce) se tornarão cada vez mais predominantes e englobarão mais categorias. Os consumidores continuarão a levar em consideração a compra de itens de segunda mão, especialmente bens duráveis. Plataformas e agregadores oferecerão marcas diferentes e opções de revenda para atender à demanda do consumidor. Além disso, as empresas precisam reutilizar ou reciclar materiais para o desenvolvimento de novos produtos e para a redução do desperdício. Como resultado, a busca por “antigos produtos, novos donos” melhorará inevitavelmente a produção e o consumo sustentáveis e a reputação da marca.

Urbanos Rurais

Mikhail Nilov/Pexels

Comunidades suburbanas e rurais oferecem moradias mais espaçosas e paisagens mais verdes, atraindo consumidores para fora da área metropolitana. Os moradores da cidade também querem que esses benefícios sejam trazidos para seus bairros. Empresas que fortalecerem a distribuição do comércio eletrônico, expandirem as linhas de produtos sustentáveis e atenderem os “Urbanos Rurais” vão sair como vencedoras.

Perspectivas: os consumidores querem ambientes seguros, limpos e verdes, seja na cidade, seja no subúrbio, seja no campo. Comunidades espaçosas e sustentáveis ditarão onde os “Urbanos Rurais” escolherão viver. Independentemente da localização, as marcas e as empresas precisarão ajustar suas estratégias para reter esses clientes. Expandir os pontos de venda e serviços tradicionais e, ao mesmo tempo, investir em e-commerce as ajudará a atingir um público mais amplo.

Em Busca do Amor-Próprio

Andrea Piacquadio/Pexels

Aceitação, autocuidado e inclusão estão na vanguarda do estilo de vida do consumidor. As pessoas “Em Busca do Amor-Próprio” priorizam a própria felicidade, sentindo-se confortáveis em sua pele e desfrutando de bens e serviços que elevam seu senso de identidade. As empresas precisam criar conexões profundas com os clientes. Produtos que evocam bem-estar físico, emocional ou espiritual vão repercutir e melhorar a vida desses consumidores.

Perspectivas: os consumidores se concentrarão no crescimento pessoal e na aceitação enquanto a incerteza continuar, mas em graus variáveis. As empresas precisam apoiá-los em sua jornada e compreender suas prioridades para instruir as inovações. Ofertas que os ajudem a se sentirem realizados, positivos e autoconfiantes vão melhorar a percepção da marca. Investir em tecnologias, como inteligência artificial (IA), pode facilitar o desenvolvimento de soluções personalizadas mais sofisticadas. Mais importante ainda: os que estão “Em Busca do Amor-Próprio” compram produtos e serviços que se alinham com suas motivações e sua identidade, que devem permanecer no centro das estratégias de negócios.

O Paradoxo da Socialização

Anna Shvets/Pexels

Os consumidores estão se aproximando de um retorno à vida pré-pandêmica de maneiras diferentes, com base em seus níveis de conforto. Alguns estão ansiosos para retomar suas atividades normais, enquanto outros hesitam, criando o paradoxo da socialização. As empresas devem fornecer soluções integradas e várias opções em todos os canais, sem sacrificar a experiência.

Perspectivas: o paradoxo da socialização é uma fase comportamental que influencia os hábitos do consumidor. Ele quer socializar, mas exige uma abordagem flexível. As empresas devem ser receptivas e fornecer uma experiência integrada com soluções inovadoras e adaptáveis. O trabalho remoto e os eventos virtuais vão coexistir com os compromissos presenciais, mas os consumidores querem ter a opção de escolher. As empresas precisam levar em consideração os oscilantes níveis de conforto. Modelos de negócios híbridos vão colocar os consumidores no controle de sua experiência desejada.

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