Inflação no radar dos investidores

Índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos será divulgado nesta manhã e deverá colocar à prova otimismo dos mercados após depoimento de Powell ontem no Senado norte-americano
avatar Luciene1

Os índices asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira (12) e, da mesma forma, seguem os índices das bolsas europeias. Nos Estados Unidos, os índices futuros aperam com valorização sinalizando uma abertura com ganhos nas bolsas em Nova York.

Aqui no Brasil, o Ibovespa fechou com avanço de 1,8% aos 103.779 pontos, embalado pelo otimismo após o depoimento de Jerome Powell ao Senado norte-americano. O presidente do Federal Reserve – o banco central dos EUA – afirmou que o país vive uma era de juros baixos e isso deve permanecer assim mesmo com a elevação da taxa básica de juros em 2022 na tentativa de conter a inflação.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Soou como música aos ouvidos dos investidores.

Hoje, às 10h30 da manhã, horário de Brasília, haverá a divulgação da inflação ao consumidor nos EUA que, segundo estimativas do mercado, deve fechar 2021 em 7%.

Aqui, o IBGE divulgou ontem a inflação oficial medida pelo IPCA do ano passado a 10,06%.

O presidente do Banco Central teve que cumprir o protocolo de enviar carta aberta ao Ministério da Economia porque não conseguiu cumprir a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. O teto da meta era de 5,25% em 2021.

Roberto Campos Neto, presidente do BC, explicou que a meta não foi alcançada no ano passado por causa da alta dos preços em real, da bandeira de energia elétrica de escassez hídrica que foi cobrada em 2021 durante o período de seca, além do desequilíbrio de oferta e demanda de matérias-primas.

Além dos problemas internos, Campos Neto alertou para o impacto da inflação importada do exterior por conta da alta na cotação do petróleo e de outras commodities, além da taxa de câmbio.

Devido a estes problemas, o presidente do BC afirmou que, possivelmente, a meta de inflação de 2022 também não será atingida. Por isso, a autoridade monetária continuará com o ciclo de elevação da taxa básica de juros ao longo deste ano em busca de alcançar a meta em 2023.

A taxa básica de juros está em 9,25% ao ano. A próxima reunião do Copom – Comitê de Política Monetária do BC que decide sobre os juros básicos – será no próximo mês.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×