Pesquisa afirma que maioria pediu para ganhar mais dinheiro em 2022

Levantamento também mostrou que emagrecer, ficar mais perto da família, reformar a casa e investir na educação estão entre os principais desejos das pessoas para este ano
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O maior desejo para metade dos brasileiros é ganhar mais dinheiro em 2022. É o que revelou o estudo “Pulso Expectativa 2022”, feito pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e a Score Group, companhia de data retail e shopper experience da B&Partners. 

Os pesquisadores ouviram mais de 1.800 pessoas e descobriram que, além de mais dinheiro no bolso, a vontade de emagrecer também é um desejo de 43% dos entrevistados. Já 34% querem ficar mais perto da família. A reforma da casa está entre os planos de 29%. Investir em cursos para aprimoramento profissional é a vontade de 27% da amostra. Enquanto isso, 13% desejam uma vaga de emprego e 12% não estão satisfeitos e querem mudar de trabalho.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

“A entrada de um novo ano incentiva as pessoas a fazerem o que não fizeram, traçar planos e buscar realizações para as metas pessoais, profissionais e financeiras. Elas tendem a se planejar com otimismo. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à ‘rotina normal’ predominam, pois os brasileiros desejam o fim da pandemia”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo.

Prevendo um ano turbulento e de crise, o levantamento mostrou também que 39% dos entrevistados pretendem gastar menos. Hábitos como compras pela internet serão mantidos por 29% deles e a rotina híbrida também chega ao consumo para 30%, variando entre as modalidades online e física. 

Ainda de acordo com o estudo, 52% dos entrevistados apontam que entram no ano novo com as contas em dia, 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando e 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas – dentre eles, 26% afirmaram que os valores devidos ultrapassam os R$ 15 mil.

“Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo e usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer”, analisa Ligia. 

Flexibilização da pandemia

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, os brasileiros estão cada vez mais ansiosos pelo fim da pandemia, com 27% desejando voltar à sua rotina anterior à Covid-19. Mais otimistas com os passeios no verão e a flexibilização, 43% afirmaram que vão viajar e, destes, 71% pretendem ir de carro, 43% de avião, 12% de ônibus e 2% de moto.

Entre os destinos preferidos estão praias desertas (51%), sítios/chácaras (32%), hotéis fazenda (31%), cidades do interior (30%), resorts all inclusive (29%), trilhas e natureza (26%), praias agitadas (21%), parques aquáticos (16%) e metrópoles (10%).

Além das viagens, o encontro com amigos e família para um churrasco é também um evento garantido para 21% dos entrevistados. Ao todo, 91% dos brasileiros acreditam que o “churras” seja um bom motivo para reunir os amigos e dar boas risadas.

Retorno ao trabalho

No trabalho, com o retorno gradual ao modo presencial, 19% dos brasileiros querem se dividir entre as atividades presenciais e online; 10% vão se ajustar para a rotina híbrida de trabalho; e apenas 5% vão buscar uma rotina mais presencial com a equipe de trabalho. Parte dos brasileiros (21%) deseja novos desafios e mudança de área e 18% imaginam que vão trabalhar ainda mais do que durante a pandemia.

O transporte e o trânsito também foram temas pesquisados: 28% dos brasileiros declararam que desejam otimizar o tempo de deslocamento, planejando melhor seus horários; e 13% pretendem usar cada vez mais ferramentas digitais, mesmo que sejam pagas. Os estudos também estão no foco de 27% deles, que querem estudar online para se qualificar mais profissionalmente, enquanto 12% disseram que vão participar de cursos para melhorar a gestão dos negócios e das equipes.

Lazer 

Para 18% dos entrevistados a ida a algum bar é uma certeza para 2022. Mas, deste grupo, 53% continuarão buscando locais com distanciamento entre as mesas; 23% afirmam que vão aproveitar a liberdade e curtir muito com amigos e familiares; 14% dizem que já retomaram à rotina ativa de bares que tinham antes da pandemia e 5% pretendem tirar o atraso de dois anos e cair na festa.

Assistir a um bom conteúdo pelo celular, televisão ou computador vai continuar sendo uma realidade, já que 31% dos brasileiros desejam maratonar mais séries em 2022; 29% querem ler os gêneros dos quais gostam; 16% pretendem descobrir novas músicas e artistas para enriquecer a playlist; 7% têm a intenção de assinar mais plataformas de streaming para acessar mais conteúdos; 5% vão curtir mais jogos eletrônicos e 4% querem participar de eventos remotos, como shows e encontros sem sair de casa.

E o carnaval?

A expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data em casa, pois não se sentem seguros para sair. Dos entrevistados, 44% vão aproveitar o feriado para descansar; 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries; e 24% vão passar mais tempo com a família.

Entre as outras opções para o feriadão estão: leitura, jogo ou outras atividades no domicílio (18%); ficar em casa com os amigos (13%); viajar com a família (7%); viajar para a praia com os amigos (4%); participar de bloquinhos na própria cidade (1%); conhecer gente nova (1%); ir a bailes e eventos (1%); e ir a ensaios de escolas de samba (1%).

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×