Conheça as empresas de moda listadas na B3

Setor, que deve movimentar US$ 1 trilhão globalmente em 2025, tem representantes expressivos na bolsa brasileira
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varejistas de moda
(Foto: Artem Beliaikin/Pexels)

Se você acompanha o noticiário econômico e financeiro, ou pelo menos já ouviu alguém falando sobre o mercado brasileiro de ações, provavelmente as empresas mais recorrentes nessas conversas foram as grandes exportadoras de commodities ou os famosos bancões. 

De fato, as companhias desses setores são as que têm maior peso na composição do Ibovespa, principal índice acionário da nossa bolsa de valores, a B3. No entanto, outros segmentos da economia vêm ganhando relevância entre os investidores, e  entre as novas apostas estão as empresas de moda.

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Especialistas projetam que o setor alcance um faturamento global de US$ 1 trilhão em 2025. Neste segmento trilionário, o Brasil é um dos destaques: de acordo com uma pesquisa da plataforma CupomValido com 195 países, ocupamos o nono lugar no ranking dos principais mercados de roupas e acessórios.

Pensando no potencial do setor e nas perspectivas de crescimento nos próximos anos, a Elas Que Lucrem reuniu as principais empresas de moda listadas na bolsa. Veja,  a seguir, quais são elas: 

Alpagartas

  • Marcas no portfólio: Havaianas, Osklen e Dupé
  • Código de negociação: ALPA4
  • Capitalização de mercado: R$ 14,87 bilhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 26,80

A mais antiga das varejistas de moda na lista é a Alpargatas, que chegou ao Brasil em 1907 e logo fez sua listagem na bolsa. A marca mais famosa da companhia, que possui mais de 600 lojas espalhadas pelo mundo, é a Havaianas, bastante popular entre os consumidores. Hoje, a empresa tem fábricas no Brasil e Argentina, além de operações espalhadas pelos Estados Unidos e Europa.

Arezzo

  • Marcas no portfólio: Arezzo, Schutz, AnaCapri, Alexandre Birman, Alme e Fiever
  • Código de negociação: ARZZ3
  • Capitalização de mercado: R$ 8,4 bilhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 83,77

Na bolsa desde 2011, a Arezzo foi fundada anos antes, em 1972, na cidade de Belo Horizonte (MG). Assim como a Lojas Renner, a companhia iniciou seu processo de expansão na década de 1990, quando abriu sua primeira loja conceito em São Paulo. A varejista é focada nos segmentos de calçados, bolsas e acessórios para mulheres e, atualmente, também tem lojas da marca Schutz nos Estados Unidos.

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C&A

  • Marca no portfólio: C&A
  • Código de negociação: CEAB3
  • Capitalização de mercado: R$ 1,8 bilhão
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 5,61

Desde 1976 no país, a C&A é a segunda marca varejista de moda mais lembrada pelos brasileiros, segundo uma pesquisa do Kantar Insights. Apesar de ser bastante popular por aqui, a varejista, listada na B3 em 2019, foi criada por dois irmãos holandeses e está presente em 24 países na América Latina, Ásia e Europa. 

Centauro (Grupo SBF)

  • Marcas no portfólio: Centauro e Fisia
  • Código de negociação: SBFG3
  • Capitalização de mercado: R$ 5,73 bilhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 22,62

A Centauro, ou Grupo SBF na bolsa, é outra varejista de moda que nasceu na capital mineira. A companhia foi fundada em 1981 e, em 2000, passou a operar no formato de megastore, com diversas marcas. Hoje, a empresa, que fez sua estreia no mercado acionário em 2003, atua em diversos canais, integrando as lojas físicas com as vendas pelo site e aplicativo para celular.

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Grupo Soma 

  • Marcas no portfólio: Hering, Animale, Farm, Fábula, Foxtom, NV, Maria Filó, Cris Barros, Off Pemium e Dzarm
  • Código de negociação: SOMA3
  • Capitalização de mercado: R$ 10,5 bilhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 12,91

O Grupo Soma fez sua estreia na bolsa em 2020, após lucrar cerca de R$ 127 milhões em 2019 com suas operações em centenas de lojas espalhadas pelo Brasil. Embora hoje o portfólio de marcas seja mais volumoso, o grupo nasceu em 2010 com a fusão das varejistas de moda feminina Animale e Farm, voltadas às classes A e B.

Guararapes

  • Marcas no portfólio: Riachuelo, Carter’s e Midway Financeira
  • Código de negociação: GUAR3
  • Valor de mercado: R$ 6,47 bilhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 12,76

A Guararapes é o grupo responsável por toda a produção das marcas Riachuelo e Carter’s, com fábricas localizadas na região nordeste do país. Além das unidades fabris e das lojas de varejo, o grupo também conta com suas própria empresa de logística e transporte, a Transportadora Casa Verde, e financeira, o Banco Midway. A estreia da companhia na B3 foi em 1970.

Lojas Marisa

  • Marca no portfólio: Marisa
  • Código de negociação: AMAR3
  • Capitalização de mercado: R$ 873,4 milhões
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 3,30

A Marisa, fundada em 1948 por Bernardo Goldfarb como uma loja de bolsas, é atualmente uma das principais redes de moda feminina e lingerie do Brasil. A empresa possui até um cartão private label (emitido por varejistas), que facilita o crédito aos seus clientes. Sua estreia na bolsa foi em 2007.

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Lojas Renner

  • Marcas no portfólio: Lojas Renner, Camicado, Realize e Youcom
  • Código de negociação das ações na B3: LREN3
  • Capitalização de mercado (valor total das ações em circulação): R$ 19,79 bilhões
  • Preço da ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 27,23

A Lojas Renner é a maior varejista de moda do Brasil e uma das maiores do mundo em valor de mercado. A companhia foi fundada em 1922 em Porto Alegre (RS), mas foi apenas na década de 1990 que sua expansão ganhou força, com a marca chegando a outros mercados, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. A empresa estreou na B3 em 2005.

Track & Field

  • Marca no portfólio: Track & Field
  • Código de negociação: TFCO4
  • Capitalização de mercado: R$ 1,84 bilhão
  • Preço por ação no fechamento de quinta-feira (17): R$ 12,17

A Track & Field nasceu em 1988 como uma das primeiras marcas brasileiras de moda esportiva, mas, com o passar do anos, incorporou peças de surfwear e moda praia ao seu portfólio de produtos. Quando a varejista estreou na B3, em 2020, movimentou cerca de R$ 523 milhões.

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