Day Trade: entenda como funciona essa modalidade de operação

Negociação envolve a compra e venda de ativos em um mesmo dia
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Day trade
Modalidade de investimentos envolve maiores riscos devido à alta volatilidade (Foto: Elas que Lucrem)

Com foco na obtenção de lucro no curtíssimo prazo, o day trade é uma modalidade de operação que envolve a compra e venda de ativos em um mesmo dia. De maneira simples, o objetivo é ganhar dinheiro com a oscilação dos preços de produtos financeiros, como ações, por exemplo, já que, durante o intervalo diário de negociação, eles podem se valorizar ou desvalorizar. Em resumo, significa comprar na baixa para vender na alta, e assim embolsar a diferença.

Embora qualquer pessoa possa realizar esse tipo de operação depois do surgimento do pregão online, vale lembrar que é necessário conhecimento, prática, tempo e tolerância ao risco. Sara Ferreira, especialista em renda variável da Valor Investimentos, explica que as variações do mercado, nas quais o day trade se baseia, sofrem influência de uma série de fatores, como a demanda e a liquidez dos ativos.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Portanto, ao realizarem a compra e venda em um mesmo dia – às vezes até em horas ou minutos -, os traders, como são chamados, possuem menos tempo para aguardar um cenário melhor e, assim, negociar seus ativos. E, por isso, podem acabar no prejuízo. “É um tipo de operação muito volátil, já que não há qualquer garantia sobre as variações dos produtos”, explica.

Justamente por causa do baixo nível de segurança é que essa modalidade de negociação é indicada a investidores mais experientes, de perfil agressivo. Pessoas que, normalmente, estão mais dispostas a correr riscos e têm maior tolerância a possíveis perdas.

Riscos e vantagens do day trade 

Para se ter dimensão do nível de risco de uma operação desse tipo, uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas encomendada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) revelou que 91% dos 16.696 traders analisados, entre 2012 e 2017,  relataram prejuízos.

Apesar disso, há algumas vantagens na compra e venda de ativos no mesmo dia. Uma delas é a alavancagem, uma maneira de adquirir mais produtos do que seria possível apenas com os recursos do investidor. Na prática, é uma espécie de limite disponibilizado no home broker, que permite comprar ou vender a descoberto. Assim, é possível investir mais do que se o investidor contasse apenas com o seu capital.

Para ter acesso a essa opção, é preciso ter uma margem de garantia, ou seja, investimentos – como títulos públicos, por exemplo – ou saldo depositado na instituição financeira que possibilitou a alavancagem. 

Sara diz, ainda, que outra vantagem é o fato de tudo acontecer num mesmo dia, ou seja, é uma operação de resultados rápidos. Além disso, é possível fazer tudo isso do conforto do sofá de casa. 

Custos da operação 

Assim como em outras operações de investimentos, a modalidade também envolve custos como tarifas e impostos. Um dos principais é o imposto de renda, que é maior para as negociações desse tipo: 20% sobre os lucros, 5% a mais do que nas operações de compra e venda de ações com prazos maiores. 

OLHA SÓ: Renda variável: Entenda como funciona e quais as principais opções dessa modalidade de investimento

Existem, ainda, as taxas cobradas pelas corretoras e pela bolsa de valores. Veja, a seguir, quais são elas: 

Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de intermediação das operações no pregão. O custo varia de corretora para corretora e existem pacotes, que normalmente são mais vantajosos para quem faz 10 ou mais operações por mês; 

Taxa de custódia: cobrada pela B3 pelo registro de compra e venda dos ativos; 

Emolumentos: também cobrada pela bolsa de valores brasileira sobre as operações de compra e venda. Varia conforme a quantidade de produtos negociados, sendo que, quanto mais ativos, menor será o valor da tarifa. 

Como operar 

A primeira dica é ter certeza de que você se encaixa no perfil de investidor capaz de lidar com o alto risco e de que está atento às notícias do mercado. Também é preciso ter um alto nível de conhecimento: entender o funcionamento das plataformas de investimentos, estar por dentro dos custos das instituições financeiras para a realização dessas operações, saber elaborar estratégias e ser capaz de fazer uma análise técnica – que inclui a observação das distorções do mercado e estudo do histórico dos ativos.

A quantidade de requisitos para iniciar é proporcional aos riscos que o investimento envolve, por isso, o day trade não é uma operação indicada para quem está começando a estudar o tema ou a investir. 

LEIA MAIS: Day traders brasileiras falam sobre a falta de representatividade no setor e dão dicas para quem quer começar

No entanto, caso o investidor já esteja pronto, o primeiro passo é pesquisar as corretoras disponíveis e compará-las, de forma a escolher aquela que oferece mais vantagens em relação às taxas e serviços. Depois, basta abrir uma conta, transferir o dinheiro desejado e acessar o home broker – sistema das instituições financeiras em que ocorrem as negociações dos ativos da bolsa de valores. 

Em seguida, é hora de definir o planejamento da estratégia, escolher os produtos e comprá-los. Tanto a compra quanto a venda ou zerada de posição – quando o número de ativos comprados é equivalente aos vendidos no mesmo dia -, devem ocorrer dentro do período do pregão da bolsa, que inicia às 10 horas e termina às 16h55. 

Por fim, o investidor deve acompanhar as variações dos ativos por meio do aplicativo ou site da instituição escolhida, além de manter-se atento às notícias do mercado, para evitar prejuízos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×