Início de semana tenso com conflito na Ucrânia

Presidente russo Vladimir Putin não dá sinais de voltar atrás da decisão de invadir o território do país vizinho
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam com baixas expressivas, na maioria. Na Europa, os índices de ações têm quedas acentuadas em torno de 2%. Nos Estados Unidos, o pré-mercado apresenta baixa consistente, com índices futuros em torno de 1% negativos.

Os investidores monitoram atentos a escalada da tensão na Ucrânia com a ameaça da Rússia invadir o território daquele país e envolver ainda mais neste no conflito EUA e os países aliados da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Na sexta-feira (14), a cotação do petróleo disparou alta de 4% devido aos temores de uma luta armada na disputa pelo território ucraniano.

Por aqui, o Ibovespa resistiu ao mau humor externo e encerrou com alta moderada de 0,18% aos 113.572 pontos. O acumulado de 2022 é de 8,34%.

Esta semana, a agenda econômica traz como destaque a ata da última reunião do FOMC, o Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve, o banco central norte-americano.

A divulgação a ata será na quarta-feira (16) e poderá dar mais sinalizações ao mercado sobre a conduta da autoridade monetária para a próxima reunião.

Na temporada brasileira de balanços do quarto trimestre de 2021, o destaque para hoje, após o encerramento dos negócios na bolsa, serão os resultados do Banco do Brasil (BBAS3).

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×