Investidores preocupados com as big techs

Resultados do quarto trimestre da Meta Platforms, ex-Facebook, frustram mercado e causam clima de apreensão nos negócios
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em direções opostas nesta quinta-feira (3), com índices em alta e outros em baixa. Na Europa, as bolsas seguem com perdas, assim como os índices futuros norte-americanos, antes da abertura do mercado à vista das bolsas em Nova York.

Houve perdas nas ações de bigtechs, em especial, da Meta Platforms, ex-Facebook, após um balanço decepcionante no quarto trimestre de 2021. A Amazon reporta seus números no período após o fechamento dos negócios de hoje.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Por aqui, o mercado acompanhou a decisão já esperada do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central ontem à noite de elevação da taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual, de 9,25% para 10,75% ao ano.

O inesperado foi um comunicado do Copom que indicou aumento menos intenso na taxa a partir da próxima reunião marcada para os dias 15 e 16 de março. A autoridade monetária “antevê como mais adequada, neste momento, a redução do ritmo de ajuste da taxa básica de juros”, de acordo com o comunicado.

E eco deste recado do BC poderá ter impacto nos negócios da bolsa brasileira. Ontem, antes do anúncio, o Ibovespa fechou descolado do exterior com baixa de 1,18% aos 111.894 pontos. Reduziu o acumulado de 2022 para 6,74%.

Hoje é dia de agenda carregada no exterior com o início da divulgação dos tão esperados dados de mercado de trabalho norte-americanos. Amanhã, a agenda dará sequência a outros indicadores deste setor nos Estados Unidos.

São estes números de mercado de trabalho que podem re-direcionar as decisões do Federal Reserve, o banco central dos EUA, sobre a alta da taxa básica e o fim dos estímulos à economia na próxima reunião de março.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×