A confiança do setor de serviços do Brasil mostrou melhora em março diante do recuo da pandemia depois de quatro quedas seguidas, mostraram os dados divulgados hoje (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em março, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3 pontos e foi a 92,2 pontos.
LEIA MAIS
- Mercado eleva projeção para inflação este ano pela 11ª vez
- Culpa por inflação é do governo para 75% dos brasileiros
- Ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em São Paulo
“O avanço da confiança parece estar relacionado com a melhora da pandemia, em especial nos segmentos que dependem mais da circulação de pessoas”, explicou o economista Rodolpho Tobler, da FGV Ibre, em nota.
Ele alertou, no entanto, que ainda é preciso cautela nos próximos meses, devido ao cenário macroeconômico negativo e à confiança baixa dos consumidores.
Esses fatores “não permitem confirmar que essa alta seja a volta do caminho de recuperação observado no ano passado. Será preciso esperar por novos resultados favoráveis”, afirmou.
A FGV informou que o resultado de março decorreu tanto da melhora das expectativas quanto da percepção de aumento no volume de serviços prestados no momento.
O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, avançou 4,3 pontos, para 90,9 pontos, marcando a primeira alta do ano e interrompendo quatro meses seguidos de perdas.
Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, subiu 1,7 ponto e foi a 93,7 pontos, também primeira alta no ano após quatro quedas seguidas.
(Com Reuters)
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente
Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!