Investidores atentos a Joe Biden

Presidente norte-americano sinaliza liberação de reservas estratégicas de petróleo do país para demanda global de modo a reduzir choque de oferta com guerra Rússia-Ucrânia
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira (31) com a redução da atividade fabril em março na China.

Na Europa, os índices têm queda moderada neste encerramento de mês e de primeiro trimestre de 2022.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O pré-mercado dos Estados Unidos tem tendências mistas dos índices futuros com a expectativa pela divulgação de dados sobre a economia norte-americana agora pela manhã.

O PMI – sigla em inglês para índice de gerentes de compra – da China para a atividade industrial veio com baixa em março a 49.5, enquanto o indicador apontou 50.2 na leitura de fevereiro. Para o PMI, estar abaixo de 50 sinaliza contração da atividade.

O petróleo tem baixa nesta manhã de quase 6% na cotação do Brent com o barril a US$ 106,80 após o presidente norte-americano Joe Biden ter anunciado cogitar a liberação das reservas estratégicas da commodity do país para o mercado global por vários meses em 1 milhão de barris por dia.

A medida tem o objetivo de reduzir o choque de oferta de petróleo após o início da guerra na Ucrânia por causa da falta de suprimento de petróleo da Rússia, a segunda maior produtora mundial atrás dos EUA.

A Europa é dependente de petróleo e gás natural russos e, na Alemanha, os analistas já preveem recessão da economia quando o suprimento de gás se encerrar.

Aqui no Brasil, os investidores vão monitorar as polêmicas em torno do reajuste salarial aos servidores públicos – em ano eleitoral – que podem, novamente, desencadear manobras fiscais pelo governo e mobilização do Congresso para gastos públicos além do orçamento.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem  

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×