Ibovespa engata terceira semana de ganhos e atinge máxima desde agosto

Índice da bolsa brasileira subiu 1,31%, indo a 121.570,15 pontos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O principal índice da bolsa brasileira atingiu hoje (1) o pico desde agosto, com Vale e ações ligadas a consumo em destaque, enquanto Petrobras e Bradesco ficaram no lado oposto.

O Ibovespa subiu 1,31%, a 121.570,15 pontos, maior nível de fechamento desde 11 de agosto. Na semana, a alta foi de 2,1%, terceiro avanço seguido. O volume financeiro da sessão foi de R$ 32,6 bilhões.

“O que o mercado tem olhado ultimamente é commodities, fluxo de estrangeiros e taxa de juros interna”, diz Luiz Roberto Monteiro, operador da Renascença.

Setores como de tecnologia, varejo e educação, mais sensíveis à taxa de juros, destacaram-se, em meio à nova queda em contratos de juros futuros. Para Monteiro, os recentes posicionamentos do Banco Central e de suas autoridades indicando a pretensão de encerrar o ciclo de alta da Selic em maio seguem influenciado o mercado.

LEIA MAIS

Isso ocorre apesar de alguns bancos, como o BNP Paribas e o Credit Suisse, terem elevado suas projeções para a Selic após as declarações, acreditando que o BC revisará o cenário diante de dados de inflação mais fortes.

Nos EUA, o Departamento de Trabalho apontou abertura de 431 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em março, abaixo da previsão do mercado de 490 mil, embora o dado do mês anterior tenha sido revisado para cima em 72 mil postos. A taxa de desemprego caiu a 3,6%, mínima desde fevereiro de 2020, ante 3,8% em fevereiro e projeção de 3,7%.

O conjunto dos indicadores reitera cenário que permite ao Fed elevar o juro em 0,5 ponto percentual na próxima reunião de política monetária, que era a projeção majoritária do mercado.

Em Wall Street, os principais índices de ações alternaram ganhos e perdas, mas fecharam no positivo.

Quanto à guerra, o dia foi de negociações entre equipes russas e ucranianas por vídeo, enquanto o Kremlin acusou a Ucrânia de atacar um depósito de combustíveis numa cidade russa e disse que o episódio pode afetar as conversas.

No Brasil, a produção industrial acelerou 0,7% em fevereiro ante janeiro, disse o IBGE, contra estimativa de avanço de 0,3%, segundo pesquisa da Reuters com analistas.

Destaques

– VALE ON ganhou 1,4%, após o minério de ferro subir 3,5% na China, à medida que dados fracos de atividade industrial reforçaram expectativas de medidas extras de estímulo econômico. Siderúrgicas fecharam mistas.

– MÉLIUZ ON saltou 9,4%, CIELO ON disparou 8%. INTER UNIT, MAGAZINE LUIZA ON e COGNA ON avançaram 7,8%.,

– ITAÚ UNIBANCO PN fechou em alta de 0,3%, enquanto BRADESCO PN caiu 1,1%, em meio à notícia que governo avalia elevar a alíquota de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre instituições financeiras, disseram três fontes do Ministério da Economia à Reuters.

– PETROBRAS PN caiu 1,3% e a ON encerrou estável, após petróleo Brent cair 0,3%. 3R PETROLEUM ON subiu 1,1% e PETRORIO ON avançou 2,9%.

– SUZANO ON recuou 1,7% e KLABIN UNIT cedeu 1,6%, com a alta do real contra o dólar.

– SABESP ON avançou 7,5%, quarta alta seguida. Setores de energia e saneamento registraram sessão positiva.

– MARFRIG ON caiu 0,5%, após analistas do Itaú BBA rebaixarem a recomendação para ação a ‘market perform’.

– GOL PN cresceu 7,2% e AZUL PN aumentou 3,2%.

– SLC AGRÍCOLA ON subiu 1,2%. Ação foi a única a ser adicionada à primeira prévia do Ibovespa.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×