Preço da gasolina deve continuar elevado mesmo com a queda do dólar

Especialistas explicam que o valor da gasolina no Brasil ainda está defasado em relação ao resto do mundo
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
preço da gasolina
Bomba de gasolina (Crédito: Wassim Chouak/Unsplash)

No primeiro trimestre de 2022, o mercado financeiro brasileiro registrou forte recuperação, com ações a preços convidativos e taxas de juros mais altas, atraindo investidores estrangeiros. Com mais dinheiro sendo destinado aos ativos do país, o real vive um movimento de valorização acentuada frente ao dólar, que recuou 14,61% nos primeiros três meses do ano e encerrou o primeiro pregão de abril cotado a R$ 4,66.

A queda da moeda norte-americana, no entanto, vem suscitando questionamentos sobre o preço da gasolina. Afinal, se o petróleo é uma commodity negociada em dólar nos mercados internacionais e a taxa de câmbio vem caindo, por que o preço da gasolina continua tão alto?

LEIA TAMBÉM

Antes de entender os impactos da taxa de câmbio no preço da gasolina, vale lembrar que, embora seja um país exportador de petróleo, o Brasil não é um produtor tão expressivo da gasolina, uma vez que não tem refinarias suficientes para essa operação. Assim, boa parte do combustível vendido aos consumidores brasileiros é importada de outros países.

Por que a gasolina está tão cara?

De acordo com especialistas da Valor Investimentos, para entender o preço em que a gasolina chega ao Brasil, é necessário levar em consideração não apenas o valor do dólar, moeda em que o combustível é vendido, mas também a cotação do barril de petróleo. “Se o dólar cai, mas o preço do barril sobe, os efeitos se anulam”, explicam.

Nesse sentido, é importante ter em conta a atual situação do petróleo nos mercados internacionais. Com a pandemia de Covid-19, os períodos de isolamento social e, posteriormente, a acelerada retomada econômica, principalmente em países desenvolvidos, a demanda por petróleo, que é fonte de combustível e energia para diversas indústrias e setores, subiu num ritmo muito maior do que a oferta.

Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia, região com importantes reservas da commodity, também reduziu consideravelmente a disponibilidade do produto no mundo todo. Com menos oferta e uma demanda que não arrefece, o preço cobrado pelo barril de petróleo subiu e continua oscilando, tendência que pode durar enquanto o conflito no leste europeu não tiver um fim.

Papel da Petrobras no preço da gasolina

Desde 2016, a política de preços da Petrobras acompanha o Preço de Paridade de Importação, ou seja, o preço da gasolina e de outros combustíveis acompanha a variação da cotação nos mercados internacionais.

No entanto, com as fortes altas das commodities nos primeiros meses do ano, a estatal, que ainda era presidida por Joaquim Silva e Luna, ficou quase dois meses sem reajustar os preços dos combustíveis, a fim de mitigar os efeitos da inflação. A Valor Investimentos explica que, quando o reajuste veio, foi de uma vez, o que o tornou bastante expressivo

Apesar do aumento, as estimativas são de que o preço da gasolina distribuída pela Petrobras ainda esteja defasado em cerca de 7%. Para entender a defasagem, especialistas comparam o preço do petróleo no Brasil com o preço no Golfo Pérsico, maior produtor de petróleo do mundo. 

Dadas as circunstâncias, especialistas consideram que o preço da gasolina não deve cair, mas que a tendência é se estabilizar. Em contrapartida, com a proximidade das eleições, a cotação do dólar pode voltar a subir em breve, o que impactaria, uma vez mais, todos os produtos que são importados no Brasil.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×