Entenda como o Dia das Mães pode impulsionar o descontrole financeiro

Especialista em carreira e bem-estar relacionado às finanças explica o conceito, dá dicas para evitar extrapolar nas compras e ajuda a se programar para datas especiais
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
presentes de dia das mães
Mesmo com o grande número de endividados no país, houve um crescimento na intenção de compra para o Dia das Mães, o que acarreta no alto número de parcelamentos (Foto: Pexels)

Não é só presente. O Dia das Mães vem recheado de mimos: um almoço em um lugar especial, um café da tarde para colocar o papo em dia, além daquele abraço apertado. Apesar das demonstrações de carinho serem, em sua essência, gratuitas, a data também pode ser sinônimo de dor de cabeça para aqueles que extrapolam nos gastos. 

Apenas em abril, o número de famílias brasileiras endividadas bateu recorde e se aproximou dos 80%, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência. Foi essa população que saiu às compras nas últimas semanas para garantir o agrado de  Dia das Mães. Para especialistas, no entanto, a data pode impulsionar o descontrole financeiro.

“Tudo isso é consequência da falta de um orçamento doméstico. Basicamente, é gastar mais do que se ganha”, explica a especialista em carreira e bem-estar financeiro Rebeca Toyama. E é claro que esse descontrole é danoso para a saúde das finanças. “Pode acarretar em ausência de economias, na incapacidade de manter mudanças nos comportamentos financeiros e até no excesso de dívidas, falência e empréstimos”, explica.

Rebeca diz, ainda, que mesmo com o grande número de endividados no país, houve um crescimento na intenção de compra para o Dia das Mães, o que acarreta no alto número de parcelamentos. “Isso vai comprometer ainda mais a renda das famílias ao longo dos próximos meses.”

LEIA TAMBÉM

Ela lembra que, diferentemente dos anos anteriores, estamos com uma inflação de dois dígitos. “Isso vai representar, ao longo do ano, uma significativa perda no poder de compra.”

5 passos para evitar o descontrole financeiro

  1. Honrar as despesas mensais

Rebeca comenta que, muitas vezes, não é necessário substituir a presença por um presente. “Existem formas de expressar o que sentimos pela nossa mãe sem desorganizar seu orçamento doméstico”, explica. Honrar as despesas mensais é o primeiro passo para não se endividar.

  1. Ter as finanças sob controle 

“Fazer anotações diárias de fluxo de caixa. Constar tudo que entrou ou saiu de dinheiro é muito importante”, diz a especialista. 

  1. Pensar no futuro 

Segundo Rebeca, outro passo essencial para não extrapolar nas compras é respeitar o orçamento doméstico que deve ser elaborado em família. “E, principalmente, acompanhá-lo com frequência.”

  1. Fazer escolhas assertivas 

Para a especialista, é importante escolher produtos financeiros alinhados aos projetos de vida e que protejam o patrimônio da inflação.

  1. Manter-se atualizado sobre questões financeiras

Por fim, Rebeca sugere que haja um acompanhamento do patrimônio. “Assim, é possível garantir seu crescimento e não levar sustos quando chegar a aposentadoria”, diz.

Como se planejar financeiramente para datas especiais

Segundo a especialista, uma excelente estratégia é colocar as datas especiais no planejamento. “Incluir no orçamento doméstico pequenos projetos para essas ocasiões une e motiva a família a respeitar o planejamento financeiro”, explica. 

“Planejar os sonhos é uma excelente forma de ensinar a família a primeiro poupar e, só depois, gastar, evitando assim o endividamento que vem comprometendo uma grande parte dos ganhos das famílias e, muitas vezes, colocando em risco, inclusive, a manutenção de necessidades básicas como moradia, alimentação, saúde e educação”, finaliza.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: