Conheça Eufrasia, a brasileira que fez história no mundo graças ao pioneirismo nos investimentos

Carioca foi responsável por gerir um patrimônio com ativos nos cinco continentes
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
(Foto: Ilustração/Mafê De Biaggi)

Em abril de 1850, nascia em Vassouras, no Rio de Janeiro, Eufrasia Teixeira Leite, a primeira investidora do Brasil e a primeira mulher no mundo a fazer gestão de um patrimônio com investimentos distribuídos em cinco continentes. 

Filha de uma família rica, Eufrasia se viu órfã aos 23 anos e, ao lado da irmã, passou a administrar a fortuna da família, multiplicando o patrimônio recebido com um portfólio diversificado de investimentos. Mas para entender o pioneirismo de Eufrasia é preciso avaliar também o contexto e desafios vividos pelas mulheres de sua época. 

Eufrasia cresceu durante o Brasil Império, período que tem início logo após a proclamação da independência do Brasil. Estamos falando de uma época que para as mulheres cabia o servir: aos esposos, aos filhos, à família e à religião.

Mulheres também não tinham direito a voto, tampouco autonomia financeira. Vale lembrar que, até 1962, as mulheres no Brasil só podiam abrir conta em bancos, trabalhar fora de casa ou aceitar o recebimento de heranças com a autorização do esposo, conforme previsão do Código Civil de 1916.

LEIA MAIS

É neste contexto que Eufrasia cresce e é educada. Com a morte dos pais, ela e a irmã decidem recomeçar a vida em Paris. Jovens, com dinheiro e solteiras, as irmãs se viram emancipadas financeiramente e aptas a viver uma vida até então nada comum para as mulheres.

Das Américas para a Europa

Para sair do país, as jovens venderam alguns imóveis, ações e títulos de dívidas que haviam herdado. A fortuna deixada pelos pais era próxima de 768 contos de réis. Em termos comparativos, esse valor correspondia à metade do orçamento pessoal disponível para o uso do imperador D. Pedro II por um ano.

Em Paris, Eufrasia se envolveu com o mundo dos negócios e passou também a investir em outras mulheres e suas carreiras. Ela participa ativamente de estudos e discussões sobre a urbanização da capital francesa e apoia o desenvolvimento de novas tecnologias, como próteses para os muitos deficientes físicos da Primeira Guerra Mundial.

Mas ao investir no desenvolvimento de novas tecnologias, Eufrasia foi também uma das primeiras investidoras-anjo do mundo. A partir dos seus 50 anos, ela passa a destinar os seus recursos para a criação de soluções baseadas em tecnologia para os problemas das pessoas da época, como empresas de vestuário sem origem animal, de energia e muitos outros setores.

Por 14 anos, Eufrasia também investiu no amor. Ela manteve um relacionamento com o abolicionista Joaquim Nabuco, mas o romance acabou diante do impasse sobre em qual país o casal deveria morar. Nabuco tinha aspirações políticas no Brasil, mas para Eufrasia o retorno significava abrir mão de muitas conquistas.

Clique aqui para continuar lendo. Este conteúdo faz parte da edição número 1 da revista EUFRASIA, uma publicação da Elas Que Lucrem.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×