Ibovespa tem recuo leve com mercado em compasso de espera por BCs

Após altos e baixos, bolsa brasileira finalizou o dia com queda de 0,1%
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O principal índice da bolsa brasileira fechou em leve baixa hoje (3), após alta e queda, com investidores adotando postura de cautela antes de decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil nesta semana.

Petrobras e bancos foram os principais impulsos ao índice, enquanto Vale e B3 fizeram pressão no lado oposto.

O Ibovespa caiu 0,1%, a 106.528,09 pontos, terceira baixa seguida. O volume da sessão foi de R$ 23,3 bilhões.

“É uma cautela geral antes de Copom e Fed”, disse Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença, em referência ao Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e ao Federal Reserve, o banco central norte-americano.

LEIA MAIS

As decisões serão divulgadas amanhã (4)  no fim das respectivas reuniões de dois dias.

As atenções dos agentes estarão voltadas para as mensagens das autoridades monetárias, à medida que uma elevação de 0,5 ponto percentual na taxa de juros dos EUA e um aumento de 1 ponto na Selic já são majoritariamente esperados.

“O próprio investidor estrangeiro fica nessa expectativa” pelas decisões, acrescentou Monteiro, pois o diferencial de juros entre Brasil e EUA é um fator importante para a atratividade dos ativos locais, com os estrangeiros sendo responsáveis pelas principais movimentações do Ibovespa no ano.

A bolsa reportou em abril a primeira retirada mensal de recursos estrangeiros em 2022.

Em Wall Street, os principais índices de ações tiveram novo pregão volátil, mas fecharam no positivo entre 0,2% e 0,5%, com destaque para alta de papéis do setor financeiro.

O dia ainda teve a publicação de dado de produção industrial do Brasil, que veio pouco acima do esperado em março.

Destaques

– PETROBRAS PN aumentou 0,9%, mesmo com queda de mais de 2% do petróleo Brent, diante de preocupações com demanda na China por causa dos lockdowns no país. PETRORIO ON evoluiu 2,7% e 3R PETROLEUM ON cedeu 0,7% antes de publicar resultados nesta noite. PetroRio e Petrobras também divulgam números nesta semana.

– VALE ON encolheu 0,5%, terceira baixa seguida. Algumas das principais bolsas com negociação de commodities metálicas no mundo ficaram fechadas para feriados. CSN ON disparou 4,4% e foi destaque entre siderúrgicas.

– LOCALIZA ON subiu 1,9%, após a companhia de locação de veículos e gestão de frotas divulgar aumento de 7,3% no lucro no primeiro trimestre em relação a um ano antes. UNIDAS ON, que está em processo de venda à Localiza, avançou 1,5%.

– B3 ON perdeu 1,95%, o sétimo recuo nas últimas oito sessões. Ainda no setor financeiro, bancos de varejo ganharam, incluindo alta de 0,5% de ITAÚ UNIBANCO PN.

– MAGAZINE LUIZA ON contraiu 4,2%, AMERICANAS ON cedeu 2,8% e VIA ON apontou queda de 1,7%.

– KLABIN UNIT expandiu 1,2%, após lucro líquido da produtora de papel e celulose mais que dobrar no primeiro trimestre sobre um ano antes, com repasses de preços a clientes. A rival SUZANO ON cresceu 0,4%.

– NATURA ON encerrou com acréscimo de 0,1%, interrompendo oito sessões consecutivas de baixa.

– RAIA DROGASIL ON perdeu 1,5%, MARFRIG ON cedeu 1% e TIM ON recuou 0,2%, enquanto CIELO ON valorizou-se 3%. Essas empresas divulgam resultados nesta noite.

– AZUL PN aumentou 4,4% e GOL PN evoluiu 1,8%, ajudadas por valorização forte do real ante o dólar e baixa do petróleo.

– SLC AGRÍCOLA ON, que foi adicionada ao Ibovespa para o período entre maio e agosto, disparou 6,7%. JHSF ON afundou 5,8%, após disparar na véspera.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×