Rendimento do Treasury de 10 anos atinge 3% pela primeira vez em mais de 3 anos

O resultado representa um marco que pode ter grandes implicações para outros mercados financeiros
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O rendimento do título de dez anos do Tesouro dos Estados Unidos atingiu 3% pela primeira vez desde dezembro de 2018 hoje (02), um marco psicológico que pode ter grandes implicações para outros mercados financeiros.

O retorno do Treasury de dez anos é um barômetro importante para as taxas de hipoteca e outros instrumentos financeiros. Ele tem avançado nos últimos dois meses, conforme o mercado de títulos se prepara para o começo da redução do balanço do Federal Reserve, que subiu para quase 9 trilhões de dólares durante a pandemia. O processo de reduzir sua participação em títulos é chamado de “aperto quantitativo”.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed se reúne esta semana e espera-se que, na quarta-feira, suba os juros básicos em 0,50 ponto percentual, para uma faixa de 0,75% a 1,00%, e revele o plano para seu balanço patrimonial.

A diminuição da compra de dívida do governo pelo Fed poderia ajudar a elevar os rendimentos, o que poderia impulsionar as taxas na extremidade mais longa da curva acima dos retornos dos Treasuries de curto prazo.

Custos de empréstimos mais altos também tendem a prejudicar os preços de ações empresariais.

Às 14:42 (de Brasília), o rendimento do Treasury de dez anos – referência global para decisões de investimento – subia 10,40 pontos-base, a 2,9885%, após chegar a tocar 3,003%.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×