Novo aumento na conta de luz: 6 dicas de como economizar durante o inverno

Após reajuste de 12,04% anunciado pela Enel São Paulo, despesas com energia devem pesar ainda mais no orçamento doméstico
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Aumento é válido para todo o estado de São Paulo (Foto: Unsplash)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (28) um novo reajuste nas tarifas da conta de luz da Enel São Paulo. O aumento médio será de 12,04%, sendo 18,03% para alta tensão e 10,15% para baixa tensão. De acordo com comunicado, os novos valores passarão a valer a partir de 4 de julho em todo o estado.

O reajuste coincide com a chegada do inverno, período em que a conta de luz chega a aumentar até 30%, segundo a distribuidora de energia. Essas despesas, de modo geral, estão atreladas a gastos sazonais com aquecedor, chuveiro ou até mesmo máquina de secar. 

Um dos vilões desse cenário é o chuveiro elétrico. Quando usado na potência máxima, durante 10 minutos, o item é capaz de gastar, em média, R$ 28,93 por mês, conforme computado pela Enel. Se considerada a média de consumo dos brasileiros, de 300kW, a despesa total seria de R$ 100 numa família de quatro a cinco pessoas. 

Diante disso, existem algumas medidas que podem ser adotadas em benefício do orçamento doméstico. A Enphase Energy, fornecedora de sistemas de energia solar fotovoltaica baseados em microinversores e baterias, deu seis dicas de como diminuir o consumo de energia nos dias mais frios. Veja, abaixo, quais são elas:

LEIA MAIS

Controle o chuveiro

Para quem está querendo economizar, é importante se atentar à temperatura e ao tempo de uso do chuveiro. Se possível, o aconselhável é tomar banho nos períodos mais quentes do dia, dispensando a necessidade de uma temperatura tão elevada na água. Ao utilizar o item no modo “verão”, por exemplo, é possível diminuir em 30% o uso de energia em comparação ao modo “inverno”. Outra dica é cronometrar o tempo no chuveiro e colocar um despertador para a limpeza não passar de 10 minutos. 

Geladeira no mínimo

Com a temperatura mais baixa, não é necessário usar a potência máxima das geladeiras e congeladores. Mesmo com os aparelhos cheios, é recomendável que o termostato se mantenha no mínimo. Além disso, deixar os alimentos esfriarem fora da geladeira antes de armazená-los também diminuiu o gasto de energia.

Atenção na hora de lavar as roupas

Para se proteger do frio, é comum aumentar o número de peças de roupa utilizadas, o que acaba demandando mais da máquina de lavar. Uma das formas de compensar esse cenário é deixar os itens sujos acumularem até a capacidade máxima dos aparelhos, evitando o acionamento constante. Já para a opção “secadora”, a recomendação é evitar o uso, aproveitando a luz solar.

Lembre de apagar as luzes

Os dias ficam mais curtos e nublados durante o inverno, o que acaba aumentando o período em que as luzes permanecem acesas. Por isso, a dica é usar e abusar da luz solar, além de manter as cortinas das janelas abertas. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED também reduz o consumo de energia em 80%. Apagar as luzes ao deixar cada ambiente é regra básica. 

Cuidado na hora de escolher os eletrodomésticos

Outra recomendação importante é incluir o uso dos aparelhos eletrônicos no orçamento da conta de luz. Mesmo sem uso, equipamentos ligados às tomadas ou com fios desencapados devem ser motivo de atenção. Por último, é importante dar preferência para eletrodomésticos com selo de eficiência energética na hora da compra.

Invista em novas fontes de energia

Adaptar a residência para o uso da energia solar também é uma mudança a se considerar. Além de prezar pela sustentabilidade, a instalação de placas fotovoltaicas são vistas como um investimento para o bolso da população, já que, com o tempo, elas tendem a reduzir as despesas relacionadas à luz e energia. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×