No Brasil, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando detectado precocemente, em estágio inicial, as chances de recuperação são de até 95%. Mas, ainda assim, 14 mil brasileiras perdem a vida todos anos para esse tipo de tumor, segundo dados do próprio instituto.
A estimativa do INCA é que, somente em 2021, foram identificados mais de 66 mil casos da doença. “Nosso único caminho é conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce. Precisamos mostrar que o exame é seguro e essencial para a diminuição do número de mortes”, diz a Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e chefe do serviço de mastologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!
O Dia Nacional da Mamografia – comemorado hoje (5) -, por exemplo, foi instituído em 2013 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame. Mas, segundo a especialista, ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Alguns assuntos nos atrasam neste avanço. A controvérsia sobre o intervalo e a idade ideal para se fazer o exame é um exemplo disso.” Muitos países fazem programas de rastreamento de carcinoma de dois em dois anos, em mulheres de 50 a 69 anos. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o mesmo intervalo, o que faz com que o Sistema Único de Saúde (SUS) negue o pedido de exame para mulheres abaixo de 50 anos que estejam sem sintomas.
“A questão é que nós, como mastologistas, sabemos que metade dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres abaixo dos 50 anos. Se o SUS não cobre o exame dessa mulher, o que ela vai pensar? Que não precisa fazer e que não há risco até atingir essa idade”, explica. “Na FEMAMA, junto à Sociedade Brasileira de Mastologia e à Sociedade Brasileira de Oncologia, recomendamos que mulheres a partir de 40 anos testem anualmente, sem que nenhuma portaria governamental impeça. Se a mulher quer fazer, ela precisa ter esse direito.”
Mas, para além do compromisso governamental, a Dra. Maira destaca a importância do autoconhecimento na vida das mulheres. “Eu não falo sobre autoexame. Quem examina é o médico. É ele quem dá o diagnóstico, mas a mulher precisa conhecer o seu corpo para saber se há algo diferente na mama.” De acordo com ela, o autocuidado é um aspecto importantíssimo na batalha contra o câncer de mama – afinal, em casos que não envolvem a genética, uma vida saudável reduz a chance de desenvolver a doença.
Na última campanha de incentivo à mamografia da FEMAMA, três perguntas foram elencadas como essenciais para o combate à doença: “Você já fez a sua mamografia este ano?”, “Você tem controlado o seu peso?” e “Você tem feito atividade física regularmente?”.
Para a médica, esses são alguns dos cuidados para se prevenir do carcinoma. “Com a pandemia de Covid-19, muitas mulheres não saíram de casa para fazer o exame, engordaram com uma alimentação desregulada e fizeram menos exercícios. Um combo muito nocivo.” Neste contexto, a Dra. Maira incentiva o cuidado com a saúde em todos os âmbitos do cotidiano. “Confie em sua intuição e investigue o seu corpo”, ressalta.
Neste Dia Nacional da Mamografia, a Elas Que Lucrem buscou lugares – além do SUS – que realizam o exame gratuitamente ao redor do Brasil. Veja, a seguir, quais são eles:
São Paulo
América Amigas – São Paulo, Casa Branca, Santos e São José do Rio Preto
Doação de exames em clínicas parceiras por meio da organização Américas Amigas. Para entrar na fila de espera, é necessário realizar a inscrição no site da instituição. O cadastro não corresponde ao agendamento do exame, mas estabelece a ordem de convocação com base em informações médicas e vulnerabilidade social.
Contato: +55 11 5641-3443 ou [email protected]
Carreta Mulheres de Peito – Poá (até 5 de fevereiro)
O veículo oferece mamografias gratuitas e sem agendamento para mulheres de 45 a 69 anos. Maiores de 35 anos também podem realizar o exame, mas devem levar um pedido médico. Em todos os casos, é necessário levar o RG e o cartão do SUS (CNS).
Atendimento: Rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h
Carreta da Mamografia – Sertãozinho (até 12 de fevereiro)
O laboratório móvel disponibilizará cerca de 50 senhas por dia para a realização dos exames, além de um login para o acesso ao resultado via internet. Podem realizar a mamografia mulheres com mais de 35 anos que não tenham se submetido ao procedimento no último ano. Também é necessário apresentar RG, CNS e pedido de exame.
Atendimento: Rua Aprígio de Araújo. de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.
Carreta do Hospital do Amor de Barretos – Jales (até 4 de março)
A carreta do Hospital do Amor oferecerá exames gratuitos para mulheres entre 50 a 69 anos do município de Jales. As interessadas devem agendar o exame com antecedência em qualquer unidade de saúde da instituição, sendo necessário levar cópias do RG, CPF, CNS, comprovante de residência e comprovante de vacinação da Covid-19. Os mesmos documentos originais devem ser levados no dia da mamografia.
Atendimento: Feira do Produtor Rural de Jales. Mais informações pelos telefones (17) 3632 1048 ou 3632 7047.
Carreta da Mamografia – Ourinhos (até 12 de fevereiro)
O veículo oferecerá 50 exames por dia de segunda a sexta-feira, e mais 25 aos sábados. O atendimento será por ordem de chegada, sendo que mulheres de 50 a 69 anos devem levar apenas o CNS e um documento pessoal. Já aquelas entre 35 e 49 anos, ou com mais de 70, devem apresentar uma indicação médica para realizar a mamografia.
Atendimento: Posto Central de Ourinhos (R. Venceslau Braz, 33 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.
Roraima
Hospital do Amor – Boa Vista
O agendamento é realizado no local sem marcação prévia somente para mulheres entre 50 e 69 anos. Para tanto, basta que as pacientes levem RG, CPF, CNS e comprovante de residência.
Atendimento: Via das Flores, 1557, Pricumã. De segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, sexta-feira, das 7h às 17h.
Mato Grosso
América Amigas – Cuiabá
Doação de exames em clínicas parceiras por meio da organização Américas Amigas. Para entrar na fila de espera, é necessário realizar a inscrição no site da instituição. O cadastro não corresponde ao agendamento do exame, mas estabelece a ordem de convocação com base em informações médicas e vulnerabilidade social.
Contato: +55 11 5641-3443 ou [email protected]
LEIA MAIS: Desinformação é maior entrave para controle do câncer do colo do útero
Santa Catarina
América Amigas – Florianópolis
Doação de exames em clínicas parceiras por meio da organização Américas Amigas. Para entrar na fila de espera, é necessário realizar a inscrição no site da instituição. O cadastro não corresponde ao agendamento do exame, mas estabelece a ordem de convocação com base em informações médicas e vulnerabilidade social.
Contato: +55 11 5641-3443 ou [email protected]
Bahia
América Amigas – Salvador
Doação de exames em clínicas parceiras através da organização Américas Amigas. Para entrar na fila de espera, é necessário realizar a inscrição através do link da instituição. O cadastro não corresponde ao agendamento do exame, mas estabelece a ordem de convocação com base em informações médicas e vulnerabilidade social.
Contato: +55 11 5641-3443 ou [email protected]
Pernambuco
Mamógrafo Móvel – Recife (até 25 de fevereiro)
A Prefeitura do Recife disponibilizará 1.640 vagas para a realização de mamografias gratuitas no mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do município. Ao todo, o veículo passará por 33 pontos da cidade, começando no bairro de Coelhos e finalizando na região da Água Fria. Para fazer o exame, é necessário realizar um agendamento prévio em uma das instituições de saúde onde o mamógrafo estacionará. As mulheres que quiserem usufruir do serviço devem ter entre 50 e 69 anos, além de portar, no dia, RG, CNS e comprovante de residência.
Atendimento: para consultar o trajeto do mamógrafo, clique aqui.
Brasília
ABAC Luz
A Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer oferece, periodicamente, encaminhamento para a realização de exames clínicos gratuitos em laboratórios parceiros – inclusive a mamografia. Para tanto, mulheres de baixa renda devem procurar contato com a organização via e-mail [email protected] ou nos telefones (61) 3343-2412 / (61) 3963-0321 / (61) 98401-2837.
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente