Marcela Mc Gowan ensina a aproveitar cada fase do ciclo menstrual

Entender cada período é uma ferramenta importante para trabalhar decisões e até analisar sentimentos e atitudes
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A médica ginecologista e ex-BBB Marcela McGowan, que faz parte do conselho de administração da EQL, utilizou as suas redes sociais na última semana para dar uma série de dicas sobre as fases do ciclo menstrual e como o período pode afetar o corpo da mulher.

Em uma publicação no Instagram, ela explicou que o projeto “Diga Menstruação” é uma das estratégias para trazer informações aos brasileiros e quebrar tabus. 

“A menstruação ainda é um estigma, cheia de tabus! Basta ver como evitamos falar nela, como escondemos absorventes como se fosse algo criminoso, como nosso primeiro ciclo é cheio de inseguranças”, postou a médica. 

OLHA SÓ: Marcela Mc Gowan lança bazar solidário para ajudar em doações de absorventes

O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em quatro fases. Em um vídeo didático de pouco mais de três minutos, Marcela brinca com essas fases da menstruação, desde o primeiro momento, em que a mulher fica mais introspectiva e cansada por causa da queda de estrogênio e pode ter dores de cabeça e cólicas. Nessa fase, a ginecologista alerta que é importante evitar alimentos gordurosos ou álcool e apostar em chás, repouso e em ficar aquecida. 

Na segunda fase do ciclo, a pré-ovulação, ela detalha que é o momento que a mulher sente muita energia. “O estrogênio melhora a aparência da pele e do cabelo e a testosterona te deixa cheia de gás e com a libdio nas alturas. Nessa fase os seus óvulos estão amadurecendo, é comum a produção de muco cervical, isso significa fertilidade “, diz no vídeo. 

Na fase três, a ovulação, Marcela destaca que é quando tudo fica aflorado, o paladar, o olfato e os sentimentos. “O folículo libera o óvulo que fica no organismo 24 horas. Esse é seu momento máximo de fertilidade”, mostra.

Na fase pré-menstrual é quando ocorre a mudança drástica de hormônios, o estrogênio diminui, o que provoca a sensação de cansaço, alteração no humor, dor nas mamas e na cabeça. “Quanto mais próxima da menstruação, mais intensa essas alterações”. A principal dica para este momento

Compartilhar a matéria:

×