10 ações com melhor e pior desempenho de junho

O último mês foi marcado por aumento da taxa básica de juros, valorização das commodities e queda do dólar
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
10 ações com melhor e pior desempenho de junho
A privatização da Eletrobras gerou boas expectativas para o setor energético, mas a crise hídrica e a possibilidade de racionamento de energia tiveram impacto na retomada econômica do país este mês

Junho foi um mês marcado por altas e baixas no mercado financeiro brasileiro. O Banco Central decidiu aumentar a taxa básica de juros (Selic) de 3,5% ao ano para 4,25%, uma variação de 0,75% que vem na esteira de tentar controlar a inflação no país. 

Ao mesmo tempo, o mercado mostrou preocupação com a política de juros dos EUA, com sinais de que pode haver alteração ainda este ano. O aumento da taxa de juros do país pode atrair investimentos para os Estados Unidos em detrimento aos países emergentes.

OLHA SÓ: Entenda como câmbio mexe com o seu dinheiro e com os investimentos

Também houve uma diminuição na cotação do dólar em relação ao real. A moeda norte-americana recuou 4,81% em junho, o terceiro mês consecutivo de desvalorização. No acumulado do ano, o dólar registra queda de 4,13%. 

Ainda assim, a força do dólar continua e torna o mercado de commodities mais atrativo para os exportadores brasileiros. O mês foi marcado pela valorização do setor, com destaque para o petróleo e o minério de ferro. 

A privatização da Eletrobras gerou boas expectativas para o setor energético, mas a crise hídrica e a possibilidade de racionamento de energia tiveram impacto na retomada econômica do país este mês.

O anúncio da segunda parte da reforma tributária gerou incômodos com a proposta de tributar lucros de empresas e fundos imobiliários. 

5 ações mais valorizadas de junho

1. VVAR3

Variação no mês: + 21,65%

A Via Varejo atua no setor varejista está entre os maiores comerciantes de eletrodomésticos no mundo. Administra as redes Casas Bahia e Ponto Frio, com lojas físicas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. A empresa também é responsável pelas lojas virtuais das duas redes, assim como o comércio eletrônico do site da Extra.

2. BRKM5:

Variação no mês: + 18,93%

A Braskem está entre as seis maiores empresas do setor químico e petroquímico do mundo. Com mais de 40 unidades industriais em quatro países, a companhia é capaz de produzir 9 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e é uma das maiores produtoras do material nas Américas. Também produz mais de 10 milhões de toneladas de químicos básicos.  Além disso, é a maior fabricante mundial de biopolímeros, com capacidade anual de 200 mil toneladas de polietileno feito a partir de etanol de cana-de-açúcar.

3. CVCB3 

Variação no mês: + 15,83%

A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. é uma das maiores operadoras de turismo na América Latina. A companhia concentra suas atividades nos segmentos de viagens de lazer, corporativas e de intercâmbio. Fundada em 1972, na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, teve seu controle adquirido pelo grupo norte-americano Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo.

4. BIDI11

Variação no mês: + 13,84%

O Banco Inter é um banco brasileiro que oferece produtos bancários como conta corrente, operações de crédito e financiamentos. Seu destaque é  a oferta de produtos bancários centrada no meio digital. Por esse canal, o banco oferece conta corrente 100% digital e sem taxas, além dos demais serviços bancários e produtos relacionados a investimentos.

5. PETR3

Variação no mês: + 13,66 %

A Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) é uma petrolífera brasileira constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob os códigos PETR3 E PETR4. Sua atividade principal é a exploração e produção de petróleo, além de refinamento, comercialização e transporte de petróleo e gás natural. Além da atividade principal, a Petrobras também trabalha na produção de biocombustíveis, indústria petroquímica e de fertilizantes, além da geração de energia elétrica. 

5 ações mais desvalorizadas de junho

1. GOLL4 

Variação no mês: – 14,36%

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. é uma empresa do setor aéreo brasileiro voltada para o transporte de passageiros. A empresa controla a GAC Inc., de logística, e duas unidades financeiras: GOL Finance e GOL Finance Cayman. Também é dona da Smiles, gestora de multifidelização. 

2. CIEL3

Variação no mês: – 13,55%

A CIELO S.A., antiga Companhia Brasileira de Meios de Pagamento, fornece serviços relacionados a cartões de crédito e outros métodos de pagamento. Atua na captura e processamento de transações com cartão de crédito e débito e outros meios de pagamento. Fornece serviços para emissoras de cartão de crédito e débito, como Visa, MasterCard, American Express e Elo. Além disso, a empresa também oferece aluguel, instalação e manutenção de terminais de ponto de venda e recarga de telefones pré-pagos, dentre outros. 

3. RADL3

Variação  no mês: – 12,22%

A Raia Drogasil S.A é uma rede de farmácias brasileiras originada da fusão das redes Raia S.A e da Drogasil, em 2011. A principal atividade é o comércio de medicamentos, produtos de higiene, cosméticos e perfumaria. Além disso, a empresa também produz e comercializa itens de marca própria e oferece serviços ligados ao setor de saúde.

4. CMIG4

Variação  no mês:  – 10,68%

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A) é uma estatal brasileira que atua na produção e distribuição de energia elétrica. Presente em mais de 20 estados brasileiros, a companhia também atua no setor de telecomunicações e gás, sendo proprietária de parte das empresas Gasmig e Cemig Telecom. 

5. GGBR4 

Variação  no mês: – 10,05%

 A Gerdau (Gerdau S.A.) é uma empresa brasileira voltada para a produção de aço. Atua no desenvolvimento de produtos para os setores metalúrgico, industrial, automotivo, naval, agropecuária, de maquinário, energético e semimanufaturados. 

Compartilhar a matéria:

×