Emirados Árabes Unidos apresenta primeira astronauta árabe

Nora al-Matrooshi, de 28 anos, foi apresentada oficialmente na última quarta-feira (7) como integrante do programa espacial do país
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Nora al-Matrooshi, a primeira mulher árabe selecionada para treinar como astronauta, posa para uma foto

Nora al-Matrooshi, de 28 anos, foi apresentada oficialmente pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) na última quarta-feira (7) como integrante do programa espacial do país, o que fez dela a primeira mulher árabe a se tornar astronauta. A informação foi anunciada em coletiva de imprensa realizada em Dubai, organizada pelo Centro Espacial Mohamed bin Rashid (MBRSC).

“Minha motivação para me inscrever no programa espacial dos Emirados Árabes Unidos era meu sonho de criança e o desejo de ser astronauta”, disse Nora al-Matrooshi, que é formada em engenharia mecânica.

OLHA SÓ: Como as redes sociais contribuem para o boom dos procedimentos estéticos

“Minha família por parte de mãe é de marinheiros. Diria que exploravam os oceanos. O termo ‘astronauta’ significa ‘marinheiro das estrelas’ em grego”, declarou Nora.

Ela irá ingressar na turma de 2021 de aspirantes a astronautas da Nasa, em Houston, no Texas. “Busco alcançar o que a liderança dos Emirados Árabes Unidos se esforça para alcançar, fazer com que os EAU façam parte ou sejam um dos principais países no campo espacial.” 

O país árabe planeja lançar um robô à Lua em 2024 e estabelecer um assentamento em Marte até 2117.

“Se eu posso, vocês podem. Se ninguém fez isso antes, é preciso seguir adiante e ser a primeira a fazê-lo”, acrescentou. 

Os Emirados já possuem dois astronautas: Hazza al Mansuri, que foi o primeiro astronauta emiradense a viajar para o espaço, e Sultan al Neyadi. 

Como o país é rico em petróleo, agora o desejo é se tornar a primeiro nação árabe a realizar um programa de exploração em Marte. Em 2020, lançaram a sonda “Hope”, com o objetivo de investigar os segredos meteorológicos do planeta vermelho.

(Com informações da AFP e Reuters)

Compartilhar a matéria:

×