França irá fornecer anticoncepcionais gratuitamente para jovens de até 25 anos

Medida visa atingir maior leque de mulheres que buscam autonomia econômica e social
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A França irá ampliar a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais para jovens de até 25 anos. A informação foi divulgada hoje (9) pela Agence France-Presse (AFP).

Anteriormente, anticoncepcionais já eram fornecidos para menores, porém, o ministro da Saúde do país, Olivier Véran, anunciou hoje a expansão da faixa etária do projeto. A medida funciona principalmente para aumentar e apoiar a autonomia econômica de mulheres jovens. 

“Tenho observado, em colaboração com as autoridades científicas, que um certo número de mulheres jovens usa cada vez menos anticoncepcionais, e a principal razão é por motivos econômicos”, declarou Véran em entrevista ao canal público France 2. 

LEIA MAIS: Líder talibã declara que mulheres afegãs não poderão praticar esporte

A distribuição gratuita vai começar a valer no início de 2022 e irá custar 21 milhões de euros para o governo. A medida foi estendida até a idade de 25 anos, pois, segundo o ministro, é a faixa etária que corresponde a uma busca por maior autonomia econômica e social das mulheres. Anticoncepcionais, exames biológicos e consultas médicas estão todos inclusos no plano de gratuidade do projeto.

Na França, contraceptivos já eram gratuitos desde 2013 para jovens entre 15 e 18 anos. Em 2020, a medida foi estendida para menores de 15 anos, devido um número considerável de casos de gestação e abortos entre adolescentes de 12 e 15 anos. Após a decisão de fornecer contraceptivos gratuitamente no país, a taxa de aborto na nação nessa faixa etária caiu, de 9,5 para 6, a cada 1.000 jovens, entre 2012 e 2018. 

A nova medida foi anunciada em um momento que parlamentares tentam ressuscitar a reforma que busca aumentar o período autorizado para a realização do aborto de 12 para 14 semanas. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×