Proporção de mulheres na ciência coloca o Brasil no 8º lugar em ranking de competitividade digital

País, que ficou com a 51ª posição na lista geral, possui 49% de pesquisadoras
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Proporção de mulheres na ciência coloca o Brasil no 8o lugar em ranking de competitividade digital
(Foto: bialasiewicz/EnvatoElements)

A ciência brasileira está prestes a conquistar a equidade de gênero. De acordo com o relatório “Competitividade Digital 2021”, realizado pelo International Institute for Management Development (IMD) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), as pesquisadoras brasileiras já são 49% do total de profissionais em atuação no país. O índice coloca o Brasil na 8a posição nesse quesito.  

O levantamento, que acaba de ser divulgado, comparou 64 países e suas condições de criação, adoção e promoção de tecnologias digitais nos setores público e privado, por meio da avaliação de critérios como conhecimento, tecnologia e prontidão futura. No ranking geral, o Brasil ocupa o 51o lugar, mesma posição do ano passado.

OLHA SÓ: Islândia elege o primeiro parlamento com maioria feminina na Europa

No entanto, a representatividade feminina ainda se restringe a algumas situações. Na área de ciência e tecnologia, as mulheres representam apenas 34% dos graduados e 20% dos profissionais atuantes com base no levantamento do CIPPEC (Centro de Implementação de Políticas Públicas para Igualdade e Crescimento). 

O estudo também levou em conta um levantamento do Parent In Science que revelou que a pandemia de Covid-19 afetou mais a produtividade acadêmica de mulheres brancas com filhos e de mulheres negras, com ou sem filhos. Essa informação demonstra que embora a presença feminina tenha tido um crescimento considerável na última década em boa parte do mundo, ainda há um longo caminho para se concretizar um ambiente acadêmico-científico igualitário.

No ranking geral, os Estados Unidos ocuparam a primeira posição. Na sequência estão Hong Kong, Suécia, Dinamarca e Cingapura.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×