Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música

Aos 18 anos, artista estreou no topo da Billboard com “driver’s licence”
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música
Filha de Ronald Rodrigo, de descendência filipina, e da norte-americana Sophia, Olivia Rodrigo nasceu em Temecula, na Califórnia (Foto: Divulgação/Geffen Records)

Bastou o lançamento de uma música de quatro minutos para que Olivia Rodrigo se tornasse um fenômeno no mundo da música. A jovem de 18 anos estourou nas rádios e principais paradas musicais com “driver’s license”, sua estreia musical. Com mais de 1 bilhão de plays apenas no Spotify e um clipe que rendeu mais de 300 milhões de visualizações, o hit foi o primeiro passo de Olivia para se tornar um dos destaques entre as indicações do Grammy Awards 2022. 

Mas a trajetória da jovem promessa não começou naquele 8 de janeiro de 2021, quando a música foi lançada. Olivia Rodrigo já era um rostinho conhecido nas telas do Disney Channel desde 2016 e, de lá pra cá, sua carreira deslanchou.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Nas telas

Filha de Ronald Rodrigo, de descendência filipina, e da norte-americana Sophia, a artista nasceu em Temecula, na Califórnia. Desde os seis anos, Olivia já se comportava como uma artista. Foi nessa idade que iniciou as aulas de canto e interpretação. Aos nove, começou a ter aulas de piano, e quatro anos mais tarde, já era uma das protagonistas da série de comédia “Bizaardvark”, do Disney Channel. 

Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música
Madison Hu e Olivia Rodrigo na série “Bizaardvark” (Foto: Divulgação/Disney Channel)

A atração ficou no ar por três temporadas e encerrou suas atividades em 2019, mesmo ano em que Olivia foi escalada para o papel principal de “High School Musical: The Musical: The Series”, do Disney+, quando interpretou Nina “Nini” Salazar-Roberts. 

Para a trilha sonora da série, Olivia escreveu “All I Want”, música que teve boa aceitação do público e garantiu um lugar no Billboard Hot 100, além de receber o Certificado de Ouro. A cantora também co-escreveu “Just for a Moment” ao lado de Joshua Basset, também estrela do programa.

Olivia Rodrigo, Joshua Bassett, Sofia Wylie e Matt Cornett em High School Musical: The Musical: The Series (Foto: Divulgação/Disney+)

Como aconteceu com Vanessa Hudgens, atriz que interpretou Gabriella Montez na trilogia de “High School Musical”, e Zac Efron, que deu vida ao personagem Troy Bolton da mesma franquia, Olivia e Joshua também confundiram ficção e realidade. O breve relacionamento amoroso do casal fora das telas serviu de inspiração para “driver’s license”.

Nos palcos

Com a melancolia de uma adolescente que atravessa um turbilhão de sentimentos, Olivia compõe as próprias músicas. Não é à toa que uma de suas grandes inspirações é a cantora norte-americana Taylor Swift, conhecida por ser a mente pensante por trás de todas as canções que grava. 

OLHA SÓ: Grammy 2022: Quem são as mulheres indicadas na principal premiação da indústria musical

Com o lançamento marcante de “driver’s license”, que estreou em 1o lugar na Billboard e quebrou recordes, seguido pelos singles “deja vu” e “good 4 u”, Olivia sinalizou que o lançamento de seu álbum de estreia também viria para fazer história.

Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música
Olivia Rodrigo foi indicada em sete categorias no Grammy 2022 (Foto: Divulgação/Geffen Records)

O disco “Sour”, lançado em 21 de maio deste ano, já acumula o feito de ser o álbum de estreia de uma artista feminina com o maior número de streamings: são mais de 300 milhões de reproduções sob demanda. Além disso, todas as 11 músicas do disco estrearam no Top 30 do Billboard Hot 100, o que fez de Olivia a primeira artista mulher a colocar três canções simultâneas de seu álbum de estreia no Top 10 do ranking.

Com tantos recordes para um único álbum de 34 minutos, não é de se espantar que Olivia Rodrigo seja uma das principais indicadas ao Grammy 2022. Foram sete no total: a artista concorre nas categorias Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Solo Pop, Melhor Álbum Vocal de Pop, Melhor Clipe e Artista Revelação. 

A 64ª edição do Grammy Awards está programada para o dia 31 de janeiro de 2022, no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×