Saiba quem foi Janaína Dutra, advogada brasileira homenageada hoje pelo Google

Cearense foi a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da OAB
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Janaína Dutra foi homenageada pelo Google hoje (Foto: Reprodução)

A advogada cearense Janaína Dutra, defensora dos direitos da população LGBTQIA+, foi homenageada hoje (30) pelo Doodle, do Google. A página inicial do gigante de buscas amanheceu com uma ilustração da brasileira, lembrando a data em que ela completaria 61 anos.

Janaína nasceu em Canindé, no Ceará, em 30 de novembro de 1960, e morreu em decorrência de um câncer de pulmão, em Fortaleza, em 2004. A ativista social fez história ao se tornar a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Alvo de homofobia aos 14 anos, ela se mudou para a capital do estado aos 17. Lá, passou a dedicar-se à defesa da comunidade LGBTQIA+ e se formou em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1986. Após a aprovação no Exame da Ordem, tornou-se a primeira travesti membro da OAB e também a pioneira no exercício profissional da advocacia.

Janaína participou da fundação do Grupo de Apoio Asa Branca (Grab), coletivo cearense de apoio à comunidade LGBTQIA+. Também foi fundadora da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac) e presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Em 2011, o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra foi fundado em Fortaleza, com serviços de proteção e defesa da população LGBT em situação de violência e outras violações/omissões de direitos em decorrência da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Um ano antes, a advogada também foi homenageada com o documentário  “Janaína Dutra, uma Dama de Ferro”, de Vagner de Almeida, que narra sua trajetória.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×