7 hábitos para fortalecer a inteligência emocional

De acordar cedo a assumir riscos, especialista Fernanda Tochetto dá dicas para ter uma rotina mais leve e alcançar melhores resultados em todos os aspectos da vida
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
7 hábitos para fortalecer a inteligência emocional
Acordar cedo, segundo especialista, pode ser um hábito adotado para fortalecer a IE (Foto: Envato Elements)

“As emoções têm o imenso poder de nos travar ou impulsionar.” A frase é de Fernanda Tochetto, psicóloga, mentora comportamental e autora do livro “Destrave a sua Vida e Saia do Rascunho”. “Quando as pessoas compreendem o quanto prejudicam suas vidas por conta de seus próprios hábitos, elas conseguem virar o jogo”, explica a especialista. De forma objetiva, a IE, segundo Fernanda, é aprender a lidar com as emoções e a colocá-las a favor do que você quer para a sua vida. 

De momentos de crises à plenitude para o dia a dia, passando até pela organização financeira, a inteligência emocional pode ser uma grande aliada, inclusive no mercado de trabalho, uma vez que é considerada uma soft skill poderosa na hora da contratação. Para a psicóloga, esse “talento” está se tornando cada vez mais importante no mundo corporativo porque, segundo sua visão, é o comportamento que traz resultados para um negócio. Ao se conhecer, é possível se relacionar, se comunicar e liderar melhor. Para ela, destravar o emocional, as crenças limitantes e os padrões comportamentais que são impedimentos para evoluir é essencial para se realizar e crescer. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

“Pensar em inteligência emocional é pensar que precisamos destravar nosso mindset para depois fazer o que precisa ser feito com o conhecimento que possuímos”, explica a mentora comportamental. “É nos enxergar por meio do emocional, nos questionar sobre nossas reações, posicionamentos e formas de lidar com as coisas, além de entender o que nos trava.”

7 hábitos para fortalecer a inteligência emocional
Psicóloga, mentora comportamental e autora do livro “Destrave a sua Vida e Saia do Rascunho” Fernanda Tochetto (Foto: Reprodução)

Com autoconhecimento, segundo Fernanda, é possível colocar nossas melhores características no lugar certo – por isso a IE se tornou cada vez mais crucial para um bom desempenho no trabalho e na vida. Mas, uma vez aprimorada, é importante fortalecê-la no dia a dia. 

Pensando nisso, a especialista levantou 7 hábitos essenciais para incorporar a inteligência emocional à rotina e, assim, revigorá-la. Veja, a seguir, quais são eles:

  1. Permita-se sonhar alto

“Ter esse tipo de pensamento ajuda a enxergar além”, explica Fernanda. Para ela, ser uma pessoa ambiciosa se tornou quase um incômodo na nossa sociedade atual, mas é importante ter ousadia e não deixar que ninguém decida por você qual o seu sonho e o seu objetivo de vida.

  1. Planeje seus dias com antecedência

“Quando acordamos, é muito importante saber o que precisa ser feito e entregue ao longo do dia. Isso nos ajuda a ter clareza das tarefas a serem executadas”, diz. Além disso, esse hábito aumenta a produtividade e maximiza as oportunidades. 

  1. Evite procrastinação

Em linha com o último hábito, é essencial evitar a procrastinação, ou seja, não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. “E, além disso, é preciso entender de onde vem a procrastinação, esse medo e essa ânsia de se afastar do que queremos fazer”, explica a psicóloga. Isso é importante uma vez que a inteligência emocional trata justamente de compreender o que está por trás das nossas emoções.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para evitar a procrastinação

  1. Acorde cedo

Para Fernanda Tochetto, há um pico de produtividade muito maior na parte da manhã. Mesmo assim, a especialista entende que cada pessoa funciona de uma forma diferente, cada uma tem o seu ritmo. “Mas há uma razão para que desafiemos as pessoas a terem uma jornada produtiva na largada. Sempre digo pra fazer o que é melhor para você, apenas não descarte antes de experimentar”, explica. 

  1. Faça uma tarefa por vez

Para a especialista, esse é o grande desafio das pessoas atualmente: dar conta do que precisa ser feito e se concentrar em uma tarefa. “A gente acaba desperdiçando nosso tempo. Para ser produtivo, quanto mais conseguirmos executar as coisas com foco, mais resultados teremos.” No final das contas, é preciso deixar de lado essa necessidade de entregar muita coisa em pouco tempo. “Não é sobre quantidade, mas sim sobre qualidade.”

  1. Assuma riscos

Para Fernanda, sair da zona de conforto é essencial. “Pessoas que não correm riscos na vida nunca poderão realizar grandes coisas. Assumi-los nos  faz inovar, conquistar e enfrentar obstáculos”, diz. “Enxergar as barreiras como uma oportunidade a ser aproveitada é muito importante.”

  1. Cuide da saúde

Esqueça o “trabalhe enquanto eles durmam”. Um hábito essencial, segundo Fernanda, é cuidar da máquina, ou seja, do corpo. “A falta de algo tão básico acaba fazendo com que as pessoas percam o jogo”, lamenta a especialista. 

OLHA SÓ: 5 maneiras de desenvolver a inteligência emocional

Ela ressalta que cuidar do sono, da saúde mental e física são fatores importantes para um dia a dia mais leve. “O sono revitaliza. Descansar é muito importante para fazermos as coisas com mais eficiência. E cuidar da saúde física, do nosso corpo, é cuidar do nosso bem maior. Muitas pessoas focam em outras coisas e deixam a saúde de lado. Não adianta lucrar sem poder usufruir”, finaliza.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×