Conheça Aline Rocha, a única brasileira a disputar a Paralimpíada de Inverno

Atleta, que sofreu um acidente automotivo aos 15 anos, compete em diversas modalidades do esqui cross-country
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Conheça Aline Rocha, a única brasileira a disputar a Paralimpíada de Inverno
Aline Rocha é atleta de esqui cross-country (Foto: Divulgação/CPB)

Aos 15 anos, ela sofreu um acidente de carro. Agora, aos 31, é a única atleta brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim, na China, que começam hoje (4). Aline Rocha, atleta de esqui cross-country, é também a porta-bandeira do Brasil na competição, e levará ao território chinês uma história repleta de conquistas na carreira e superações na vida. 

Foi em uma viagem, sentada no banco de trás do carro conduzido pelo irmão, que Aline se envolveu em um acidente automotivo. O veículo em que estava colidiu frontalmente com outro, que vinha na direção contrária. A força do choque quebrou o banco traseiro e causou uma fratura na terceira vértebra lombar, a L4. A lesão resultou na paraplegia dos membros inferiores.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Após a recuperação, a jovem acabou se tornando uma atleta de alta performance. Já são 12 anos no esporte. Mas, para conhecer um pouco mais sobre sua história, é preciso rebobinar a fita.

Uma atleta de verão e inverno

Nascida em Pinhão, mas criada em Campos Novos, em Santa Catarina, Aline Rocha iniciou sua vida no esporte em uma associação para pessoas com deficiência em Joaçaba, em 2010, aos 19 anos. Seis anos depois, ela já estava competindo mundialmente – não sob uma temperatura abaixo de zero, como agora, mas sim no calor de 40°C do Rio de Janeiro.

Assim, sua primeira participação em uma Olimpíada foi em 2016, nos Jogos Olímpicos de Verão, onde competiu no atletismo classe T54. Aline se classificou para cinco provas, mas optou por disputar apenas três delas: 1.500 metros (9a colocação), 5.000 metros (não se classificou para a final) e maratona (10o lugar). 

Mas, inspirada por Tatyana McFadden – atleta e esquiadora paralímpica russa, naturalizada norte-americana – Aline iniciou também na prática do esqui cross-country paralímpico, com um objetivo muito claro: classificar-se para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Após apenas um ano de prática, ela conseguiu a classificação, tornando-se a primeira mulher brasileira em uma paralimpíada de inverno.

Flerte com pódios

Nos Jogos de Inverno de Pyeongchang, Aline Rocha participou de três provas individuais e uma de revezamento, ao lado do esquiador Cristian Ribera, irmão de Duda Ribera, também atleta de esqui cross-country. Aline conquistou seus melhores resultados na prova de 5 km e no revezamento 4×2,5 km, ficando com a 12ª colocação em ambos. Além disso, competiu na prova de velocidade 1,1 km e nos 12 km, obtendo as 22a e 12a colocações, respectivamente.

LEIA MAIS: Mulheres abaixo de zero: quem são as brasileiras que disputaram os Jogos Olímpicos de Inverno

Ainda mais, na Copa do Mundo de Ostersund, na Suécia, realizada no final de janeiro deste ano, Aline levou para casa dois bronzes. Já no No Mundial de Lillehammer, a atleta conquistou o 4o lugar na prova de 15 km e foi a 5a colocada na prova de distância. 

Neste flerte com os pódios, Aline busca estar no Top 5 dos Jogos de Inverno de Pequim. Sua primeira participação será na madrugada do dia 5 para o 6, às 00h50, na prova de distância (15 km). No sprint, a atleta compete no final do dia 8, em provas classificatórias que se iniciam às 11h, e no início do dia 9, à 1h da madrugada, caso seja qualificada para as semifinais e, posteriormente, para a final. 

Além disso, Aline também participará da prova de distância de 7,5 km e do revezamento misto 4×2,5 km. Ambas as provas acontecem no dia 12 de março, à 1h30 da madrugada e às 23h, respectivamente. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×