Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin

Presidente russo sempre tentou manter discrição sobre a convivência familiar e até usa nomes diferentes para as filhas como forma de manter o anonimato
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Nascido em Leningrado – atual São Petersburgo -, em 1952, Vladimir Putin sempre manteve a convivência familiar e a existência das duas filhas longe dos holofotes. No entanto, o ex-agente da KGB – serviço secreto da União Soviética -, ex-Primeiro-Ministro da Rússia e presidente desde 2012 (sem contar um mandato anterior entre os anos de 2000 e 2008), sempre esteve rodeado de mulheres, sejam elas filhas, esposa ou amantes.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada no final de fevereiro, as duas filhas do ditador, Ekaterina e Maria, vêm sofrendo sanções dos Estados Unidos. A justificativa é de que familiares estariam escondendo a riqueza do presidente russo. Ainda assim, Putin quase não as menciona e o Kremlin só as identifica pelo primeiro nome.

Pouca coisa se sabe sobre as mulheres que cercam Putin. Veja, a seguir, quem são elas:

Lyudmila Putina, ex-mulher

Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin
Lyudmila Putina foi comissária de bordo e é linguista (Foto: Wikimedia Commons)

Foi na Universidade Federal de Leningrado, enquanto estudava letras, que Lyudmila Aleksandrovna conheceu Vladimir Putin. Nascida em Kaliningrado, em 1958, a linguista russa também foi comissária de bordo, entre 1990 e 1994, e ensinou alemão na universidade onde se formou. 

Lyudmila e Putin se casaram em 1983 e se mudaram para a Alemanha Oriental. Por lá, tiveram as duas filhas, Maria e Ecaterina. O casal se divorciou oficialmente em 2013, após um anúncio ao vivo transmitido pela televisão russa. Ainda assim, já se especulava sobre a separação tempos antes, uma vez que Lyudmila não aparecia mais ao lado do então marido em público.

Maria Putina (ou Maria Vorontsova), filha

Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin
Maria Putina é médica, bióloga e biomédica (Foto: Reprodução)

Dentre as irmãs, Maria é a que se mantém mais anônima. Segundo apuração da Reuters, ela estudou biologia na Universidade de São Petersburgo, medicina na Universidade Estadual de Moscou e está envolvida em pesquisas genéticas. 

LEIA MAIS

Maria seguiu carreira como biomédica especializada no sistema endocrinológico em 2015, como doutoranda no Centro de Pesquisa em Endocrinologia em Moscou, e é coautora de um livro sobre “atraso no crescimento idiopático” em crianças, segundo a agência de notícias. 

Maria se casou com o empresário holandês Jorrit Joost Faassen, mas eles se divorciaram recentemente. 

Ekaterina Putina (Katerina Tikhonova), filha

Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin
Ekaterina Putina é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estadual de Moscou (Foto: Reuters)

Nascida em Dresden, na Alemanha, em 1986, Ekaterina Putina, ou Katerina Tikhonova – como é chamada pelo pai, que preza pelo seu anonimato – possui uma vida acadêmica extensa. Na universidade, estudou a história da Ásia, com especialização no Japão. Depois, fez mestrado em física e matemática. Hoje, é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estadual de Moscou.

Mas, além da vida acadêmica, Ekaterina também foi atleta profissional de rock acrobático – categoria de dança bastante apreciada no leste da Europa. Ela participou de ao menos três edições e chegou a ser finalista de um campeonato em 2014.

Alina Kabaeva, suposta amante

Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin
Alina Kabaeva é política e ex-ginasta bicampeã mundial (Foto: Reprodução)

Filha de pai tártaro e mãe russa, Alina Kabaeva nasceu em Tashkent, no Uzbequistão, em 1983. Aos cinco anos, começou a praticar ginástica artística, carreira onde foi muito bem-sucedida por anos: é bicampeã mundial do individual geral, bicampeã mundial com bola e fitas, e medalhista nos demais aparelhos. Já nos Jogos Olímpicos, levou a medalha de ouro em 2004 e um bronze em 2000. 

Hoje, ela se dedica à vida política e é membro, desde 2005, da Câmara Pública da Rússia. Além disso, Alina é apontada como amante de Putin. As especulações se iniciaram em 2008, quando um profissional especializado em organização de casamentos disse que uma determinada cerimônia seria entre o presidente e a ex-ginasta – fato nunca confirmado. 

Luiza Rozova, suposta filha secreta

Amantes, esposa e filhas: quem são as mulheres que cercam Vladimir Putin
Aos 19 anos, Luiza Rozova é universitária e DJ (Foto: Reprodução)

Nascida em 2003, em São Petersburgo, Luiza Rozova é apontada como “filha secreta” do presidente russo. A menina seria fruto de uma relação entre Vladimir Putin e uma antiga funcionária, Svetlana Krivonogikh, que se tornou multimilionária.

Luiza nunca confirmou ou negou ser filha de Putin, mas, em sua certidão de nascimento – que consta apenas o nome da mãe – consta o sobrenome Vladimirovna, que significa “filha de Vladimir”.

Com 19 anos, Luiza é estudante universitária, trabalha como DJ e, no ano passado, lançou a marca de roupas 123th Ave no Fashion Show Russian Brands.

Svetlana Krivonogikh, suposta ex-amante

Segundo relatos, Svetlana Krivonogikh cresceu em um apartamento abarrotado em São Petersburgo. Um de seus empregos foi como faxineira em uma loja de bairro. De origem humilde, ninguém consegue explicar como Svetlana se tornou, do dia para a noite, milionária. 

Ainda assim, registros financeiros desconhecidos e documentos fiscais locais – parte do Pandora Papers, um vazamento de milhões de documentos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – mostram que Svetlana, hoje com 47 anos, tornou-se dona de um apartamento luxuoso em Mônaco por meio de uma empresa offshore criada poucas semanas depois de ter dado à luz uma menina. Nessa época, especulava-se que Svetlana mantinha um relacionamento secreto com Putin.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×