EQL Indica: 8 dicas culturais para o fim de semana

Filmes, séries, podcasts, exposições e cursos livres são ótimas opções para desligar a mente da rotina de trabalho
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Mais uma semana chegou ao fim e é possível que você já esteja pensando em todas as tarefas que deixou de fazer ou que ainda precisa terminar. Mas calma, tira o pé do acelerador,  descansar é tão importante quanto cumprir prazos e entregar projetos. Até a bolsa de valores, por mais tensa e intensa que seja, tira uma folga aos sábados e domingos

Além de aliviar a tensão, tirar um tempo livre para descansar também ajuda a melhorar o sono,  a concentração e a produtividade no trabalho. No entanto, não adianta usar esse tempo para ficar pensando nas responsabilidades e no que deveria estar fazendo, combinado?

OLHA SÓ: Conheça Nic e Chris, a dupla por trás do Insta do Shivão

Para ajudar na completa abstração do trabalho e ter um descanso cheio de diversão, a Elas Que Lucrem separou oito dicas do que ver, assistir, ouvir e até conhecer no final de semana, pois os momentos de lazer também podem ser cheios de conhecimentos e cultura.

Veja 8 dicas culturais para o fim de semana: 

1. Filme

Radioactive

O filme Radioactive conta a história da vida de Marie Curie, primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel duas vezes. O longa mostra as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história. A cinebiografia, disponível na Netflix, também aborda o papel das mulheres nas ciências e as consequências da descoberta de Curie para a medicina, a indústria e a guerra. 

2. Documentário

Minimalism: A Documentary About the Important Things

“Minimalism: A documentary About Important Things” (Minimalismo: Um Documentário Sobre Coisas Importantes, na tradução livre) é um documentário esclarecedor para quem busca viver de forma mais simples. Disponível na Netflix, a obra conta a história de dois amigos (Joshua Fields e Ryan Nicodemos) que estavam insatisfeitos com a vida que levavam, mesmo com dinheiro suficiente, e encontram a felicidade ao abdicar das coisas materiais e focar apenas no essencial.

3. Série

Virgin River

Também disponível na Netflix, Virgin River é uma série baseada nos romances do autor Robyn Carr. A obra tem como personagem principal a Mel, uma mulher que responde a um anúncio para trabalhar como enfermeira na remota cidade de Virgin River, na Califórnia. Com vontade de deixar tudo para trás, ela decide ir embora de Los Angeles para começar do zero na pequena cidade. Mas, ao chegar lá, descobre que nem tudo vai ser tão simples no seu novo lar.

4. Podcast

Calcinha Larga

Para quem curte o formato de podcast, a indicação desta semana é o “Calcinha Larga”, disponível no Spotify. O conteúdo é sobre mulheres e assuntos da sua rotina. Os temas vão desde relacionamentos, mães, carreira, sonhos e tudo que envolve o universo delas. O podcast é apresentado pela escritora Camila Fremder, Tati Bernardi, autora de best-sellers pela Companhia das Letras, e Helen Ramos, atriz, diretora e roteirista.

5. Livro

Torto Arado 

EQL indica: 8 dicas culturais para o fim de semana

Escrito por Itamar Vieira Junior, o livro tem ganhado espaço como uma das obras nacionais favoritas do momento. A história, que envolve elementos geográficos, culturais e religiosos, conta a trajetória de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que vivem em uma fazenda na Chapada Diamantina, na Bahia. Ainda na infância da dupla, acontece um incidente que envolve um antigo artefato da avó e, a partir do ocorrido, as duas passam a ter uma ligação muito mais forte por toda vida. 

6. Exposição/Festival

As metamorfoses – Travestis e transformistas na SP dos anos 70

EQL indica: 8 dicas culturais para o fim de semana

A exposição, recebida pelo IMS Paulista, celebra a obra e centenário de nascimento da fotógrafa Madalena Schwartz, cujas lentes registraram cenas marcantes da capital de São Paulo. A mostra em questão traz ao público um recorte do trabalho da artista e de outros fotógrafos, com enfoque na cultura transformista e travesti em países da América do Sul. A exibição é gratuita e aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 18h. A curadoria é de Gonzalo Aguilar e Samuel Titan Junior.

7. Curso livre

Como estamos envelhecendo?

EQL indica: 8 dicas culturais para o fim de semana

Apresentado pela atriz e cantora Zezé Motta, o curso é dividido em seis aulas e propõem reflexões sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo, assim como a desconstrução de estereótipos etários. Os módulos detalham também temas como a inversão da pirâmide etária no Brasil e no mundo, acessibilidade e inclusão, e os novos papéis sociais da terceira idade. Para acessar, clique aqui.

LEIA AQUI: EQL lança Q+ Capital, iniciativa de R$ 20 milhões para apoiar negócios de mulheres

O curso, ministrado online pela plataforma Sesc Digital, apresenta ainda uma entrevista com a atriz Eva Wilma e depoimentos de Alexandre Kalache, Claudia Fló e Diego Miguel.

8. Perfil para seguir

@recuseaclicar

EQL indica: 8 dicas culturais para o fim de semana

O perfil @recuseaclicar no Instagram faz parte do projeto de nome homônimo que é dedicado ao combate à pornificação social. Entre as postagens é possível encontrar manifestos contra a indústria da pornografia, relatos de seguidoras e leitoras, além de consteúdos que buscam desconstruir a ideia do sexo performático.

Compartilhar a matéria:

×