De Fernanda Montenegro a Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor

Cineasta faleceu hoje, vítima de um acidente vascular cerebral sofrido dois meses antes
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Fernanda Montenegro como Elvira em “Tudo Bem” (Foto: Domínio Público)

Foram muitas as mulheres que protagonizaram os filmes de Arnaldo Jabor. O cineasta, roteirista, diretor e escritor fez sua estreia no cinema com o curta-metragem “O Circo”, em 1965. Por outro lado, o primeiro longa veio dois anos depois: “A Opinião Pública”, em 1967. 

Ainda assim, seu filme com maior destaque foi lançado em 1986. “Eu Sei Que Vou Te Amar” participou do Festival de Cannes, foi selecionado para a mostra principal e concorreu à Palma de Ouro de Melhor Filme.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Arnaldo Jabor faleceu hoje (15), vítima de um acidente vascular cerebral sofrido dois meses antes. Em sua homenagem, relembramos as mulheres que protagonizaram seus filmes de maior sucesso:

Adriana Prieto – “O Casamento”

De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Adriana Prieto como Glorinha em “O Casamento” (Foto: Divulgação)

O fim da própria história de Adriana Prieto se mistura com a produção de “O Casamento”. A atriz brasileira, que nasceu na Argentina em 1950, morreu no auge da carreira, aos 24 anos, em um acidente de carro. Adriana havia acabado de filmar “O Casamento” e sua voz no longa teve que ser dublada por Norma Blum, já que, naquela época, os áudios eram gravados depois das imagens.

Na obra baseada no livro homônimo de Nelson Rodrigues, Adriana interpretou Glorinha, uma adolescente de 18 anos que, na trama, se casaria em dois dias se o médico da família não tivesse flagrado o noivo beijando outro homem na boca. O fato, assim, levou a jovem a um retrospecto doloroso de uma vida marcada por sexo, violências e dilemas. Como se tudo isso não bastasse, o pai de Glorinha, senhor Sabino, nutre um amor incestuoso pela filha.

Fernanda Montenegro – “Tudo Bem”  

De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Fernanda Montenegro em “Tudo Bem” (Foto: Divulgação)

O longa “Tudo Bem” brasileiro, lançado em 1978 e dirigido por Arnaldo Jabor, tem Fernanda Montenegro como uma das protagonistas. Ela interpreta Elvira, casada com Juarez (Paulo Gracindo), um senhor aposentado do IBGE. No drama, Elvira luta por mais de 20 anos para convencer o marido a fazer uma reforma no apartamento da família.

LEIA MAIS: Conheça as mulheres que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922

Em novembro de 2015, a obra entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Além disso, Fernanda Montenegro venceu o Festival de Brasília, o Prêmio Moliére de Cinema e o Festival de Taormina, na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme. 

Fernanda Torres – “Eu Sei Que Vou Te Amar”  

De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Fernanda Torres em “Eu Sei Que Vou Te Amar” (Foto: Divulgação)

Em 1986, Fernanda Torres participou de “Eu Sei Que Vou Te Amar”, filme que conta a história de um casal recém-separado que decide falar sobre a vida em uma espécie de sessão de psicanálise filmada. Mas, para além disso, o drama, dirigido e escrito por Arnaldo Jabor, foi um divisor de águas na carreira da atriz, que tinha apenas 20 anos na época e recebeu o prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes. Assim, Fernanda Torres se tornou a primeira atriz brasileira a vencer um dos mais prestigiados prêmios de cinema do mundo. 

Regina Casé – “Tudo Bem” e “Eu Te Amo”

De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Regina Casé (Foto: Divulgação)

Dividindo as telas com Fernanda Montenegro, Regina Casé dá vida a Vera Lúcia no filme “Tudo Bem”, lançado em 1978. Filha de Juarez e Elvira, a personagem é uma oportunista, sempre preocupada em arranjar um marido. Além disso, em “Eu Te Amo”, longa de 1980, Regina faz um papel mais secundário, a “mulher do Valdir”. Ainda assim, foram os filmes de Arnaldo Jabor que impulsionaram o início de carreira da atriz: “Tudo Bem” foi, inclusive, a estreia de Regina Casé nas telonas. 

Sônia Braga – “Eu Te Amo”

De Fernanda Montenegro à Regina Casé: relembre as mulheres que protagonizaram os clássicos de Arnaldo Jabor
Sônia Braga como destaque no cartaz de “Eu Te Amo” (Foto: Divulgação)

O filme relata a história de um casal formado por um industrial falido durante o milagre dos anos 1970 e uma mulher traumatizada por um relacionamento unilateral. Maria, interpretada por Sônia Braga, e Paulo, interpretado por Paulo César Peréio, dividem a trama com Regina Casé (mulher do Valdir), e Vera Fischer, no papel de Bárbara. O casal principal deseja desesperadamente se amar, mas, ao mesmo tempo, tem um medo brutal deste encontro. Ainda mais, paralelamente, o longa aborda temas como prostituição, machismo e homossexualidade.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×