Grupo Soma tem alta no lucro do quarto trimestre

Resultado não contabiliza os números da Cia Hering, cuja aquisição foi aprovada em assembleia de acionistas em setembro
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A varejista de moda Grupo Soma, dono de marcas como Animale, Farm e Hering, teve alta de 18,9% no lucro líquido do quarto trimestre frente a igual período do ano anterior, para R$ 47,4 milhões, divulgou a empresa na noite de ontem (17).

O resultado não contabiliza os números da Cia Hering, cuja aquisição pelo Soma foi aprovada em assembleia de acionistas em setembro.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 89 milhões no trimestre, crescimento de 31,1% ano a ano.

Ainda mais, a receita líquida avançou para R$ 658,1 milhões, expansão de 38,6% em comparação ao mesmo período de 2020.

No segmento de varejo, a companhia registrou expansão de 23,2% em vendas em mesmas lojas frente a um ano antes.

Além disso, Grupo Soma informou ainda que obteve crescimento nas vendas no primeiro bimestre deste ano de 58,8% na comparação anual. O dado exclui desempenho da Hering.

Incluindo os números da Hering, a Soma teve lucro de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre do ano passado, alta de 12,3% sobre o desempenho de 2020. Já as vendas mesmas lojas da marca no primeiro bimestre subiram 28,5%.

A empresa afirmou que a Hering teve receita líquida de R$ 559,2 milhões no quarto trimestre. Assim, resultado representa alta de 31,6% ante o mesmo período de 2020.

LEIA TAMBÉM

“A Hering teve 2021 altamente comprometido e prejudicado não só pelo fechamento do varejo físico em março e abril, em especial em São Paulo, onde tem uma alta concentração de lojas, mas principalmente por uma desorganização da sua cadeia produtiva, que se encontrava completamente dessincronizada e repleta de rupturas”, afirmou a Soma no balanço.

Ainda mais, a companhia afirmou que a estratégia após a incorporação da Hering foi priorizar a recuperação dos níveis de entrega de mercadorias “por meio de terceirização de produto acabado de forma a proteger a rede de franqueados e multimarcas, assim como gerar incremento nominal de margem de contribuição”.

Segundo a Soma, a estratégia acabou pressionando pontualmente as margens. “Porém é altamente positiva quando pensamos no médio e longo prazo da relação com os parceiros”.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×