O principal índice da bolsa brasileira caiu forte hoje (5), acompanhando Wall Street com temores de um aperto monetário mais agressivo pelo banco central norte-americano e diante de perspectivas de novas sanções à Rússia.
O setor financeiro e Vale foram destaques de baixa. Telefônica Brasil e Multiplan ficaram como principais contribuições positivas.
O Ibovespa caiu 1,97%, a 118.885,15 pontos, a maior queda desde 7 de março. O volume financeiro da sessão foi de R$ 28,3 bilhões.
“Alguns comentários hoje sobre aperto monetário nos Estados Unidos acabaram precipitando baixa nas ações, enquanto investidores aguardam as atas (de reunião de política monetária) do Fed amanhã e do Banco Central Europeu na quinta-feira”, disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.
LEIA MAIS
- Brasil tem desemprego de 11,2% no trimestre até fevereiro
- Endividamento das famílias brasileiras bate recorde em março
- Rendimento real do trabalhador recua 8,8% em um ano
A diretora do Federal Reserve (Fed) Lael Brainard afirmou que espera altas metódicas dos juros e reduções rápidas no balanço da instituição para levar a política monetária a uma “posição mais neutra” neste ano, com mais aperto na sequência se necessário.
A afirmação impactou negativamente os mercados de ações norte-americanos, especialmente ações classificadas como “de crescimento”, que são mais sensíveis às taxas de juros, como de empresas de tecnologia. O Nasdaq Composite caiu 2,3%. Os principais contratos de juros futuros no Brasil avançaram e elevaram pressão sobre esses mesmos segmentos, mas internamente.
No que tange à guerra, a cautela preponderou à medida que os EUA e seus aliados irão impor uma nova rodada de sanções relacionadas à Rússia na quarta-feira. As medidas incluem proibição de novos investimentos no país, afirmou uma fonte à Reuters. Paralelamente, a Comissão Europeia propôs novas medidas a serem tomadas pelo bloco, que incluem banimento da importação de carvão.
Destaques
– PETROBRAS PN caiu 1% e ON perdeu 0,1%, depois de subirem mais cedo. Petróleo Brent fechou 0,8% no negativo. Após Adriano Pires desistir de ocupar a presidência da estatal, cargo ao qual foi indicado pelo governo, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, surgiu como um forte candidato, disse uma fonte do governo à Reuters.
– VALE ON caiu 2,9%, enquanto siderúrgicas também cederam, com o mercado chinês fechado por conta do feriado, o que afeta a negociação de commodities como o minério de ferro.
– ITAÚ UNIBANCO PN apontou decréscimo de 2%, BRADESCO PN perdeu 2,8% e BTG PACTUAL UNIT recuou 3,9%. Ainda no setor financeiro, B3 ON desvalorizou-se 1,9%.
– MULTIPLAN ON aumentou 2,1%, após as vendas totais dos shoppings administrados pela companhia em março virem 20,6% maiores do que no mesmo mês de 2019, atingindo 1,4 bilhão de reais, novo recorde de vendas para o mês.
– INTER UNIT teve queda de 8,9% e LOCAWEB ON recuou 6,7%, em meio à queda de empresas com atividades ligadas à tecnologia.
– MINERVA ON cresceu 1,3%, quinta alta seguida, e estendendo ganhos da véspera após analistas do BTG Pactual elevarem a recomendação para a ação de “neutra” para “compra”.
– 3R PETROLEUM ON teve valorização de 1,5%. A empresa informou que o Polo Potiguar obteve a certificação de 229,3 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas provadas e prováveis (2P).
– MARCOPOLO PN, que não está no Ibovespa, caiu 4,9%. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da compra de ônibus escolares pelo governo federal, prevista para esta terça-feira, depois da revelação de suspeita de sobrepreço no edital.
(Com Reuters)
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente
Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!