Hoje é difícil desvincular o serviço de assinatura, como o streaming, que é a transmissão de conteúdos pela internet, seja ele um filme, uma série, músicas ou livros, sem a necessidade de fazer um download ou uma aquisição, das nossas contas recorrentes da casa.
Todo mundo quer ter acesso a essas plataformas para gerar mais formas de entretenimento, informação, diversão ou até mesmo para ter assunto com os colegas, familiares e amigos, que estão assistindo as séries e os filmes que estão em alta naquele momento, por exemplo.

E, assim como tudo que faz sucesso e populariza, esse mercado cresceu e evoluiu, e hoje temos, segundo levantamento da BB Media, em 2022, mais de 60 serviços de streaming disponíveis só no Brasil. Um número que, segundo especialistas, tende a aumentar.
Com tanta opção e com uma programação diversa em cada plataforma, muitas vezes nos vemos assinando várias delas, sem nem mesmo parar para pensar se teremos tempo e disponibilidade para fazer valer o investimento, não é mesmo?
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Neste artigo, vamos entender melhor sobre essa “cultura” do streaming, e como você pode transformar esse custo em algo realmente proveitoso e satisfatório.
E o Oscar vai para… o streaming!
Para você entender melhor a grandiosidade desse mercado de streaming e o quanto você não está sozinha nessa missão de maratonar séries e querer cada vez mais acessos a esse serviços, veja os dados de um estudo muito interessante sobre o tema.
Encomendada pela plataforma de conglomerados de streamings, Roku, e desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa, entre os anos de 2021 e 2022, a pesquisa mostrou que 75% dos brasileiros usam diariamente plataformas de streaming.
Já em comparação com 12 atividades da rotina, o streaming é revelado como o favorito em nove, ou seja, a maioria prefere se manter conectado do que: ler um livro (74%), assistir jogos de futebol na televisão (68%), praticar esportes ou ir a uma festa ou um show (61%).
As atividades fora do streaming que conseguiram vencer a tecnologia, temos: ir à praia (39%), ficar com a família (32%) e fazer sexo (25%).
Sem dúvidas, a pandemia do novo coronavírus reforçou esse comportamento, afinal, tivemos a nossa liberdade limitada e foi preciso encontrar novas atividades para fazer dentro de casa.
Entre outras curiosidades, temos:
- 51% dos respondentes afirmam usar o streaming sozinhos;
- 42% assiste em família;
- 89% usa o recurso durante as refeições;
- 55% enquanto estão cuidando das tarefas domésticas;
- 75% prefere assistir direto na TV, enquanto 17% pelo celular e 15% pelo computador;
- 70% prefere ver um filme em casa a ir ao cinema;
- 88% assumem que já viraram a noite maratonando uma série, e 8 em cada 10 prefere que as plataformas liberem o conteúdo completo, ao invés de lançar episódios aos poucos.
Entre o público que mais acessa vemos: 80% a geração Y, os millenials, 82% estão na classe A e 81% na classe B. E esse dado nos remete mais uma vez à reflexão inicial de que será que realmente esse serviço é acessível para todos e quando sim, será que estamos fazendo valer a pena esse investimento?
Perdendo ou ganhando dinheiro com streaming?
De primeira vamos convidar você a pensar sobre como o streaming participa da sua vida e do seu dia a dia, e da sua família também, claro.
Essa pergunta é muito importante, pois entender se você está usando bem o investimento do valor das assinaturas passa pela forma como você as utiliza.
A partir daí temos alguns cenários, vamos aos mais comuns:
- Você pode perceber que tem assinaturas de mais e que nem tem tempo de usar todas elas;
- Que você tem assinaturas de conteúdo muito parecidos e acaba sendo um excesso;
- Talvez uma assinatura você fez em algum momento específico, para ver um certo conteúdo, mas agora nem usa mais, e não cancelou;
- Que cada uma das plataformas que você assina, atende um público diferente na sua casa;
- Ter os serviços de streaming ajuda você a ter mais entretenimento em casa e sair menos de casa, poupando outros gastos.
Pois é, você pode encontrar vários tons positivos e negativos. Sendo assim, vamos às dicas de como você pode economizar e otimizar o uso do streaming na sua casa.
7 dicas para economizar no streaming
Veja que curioso que a Nathália Rodrigues de Oliveira, conhecida como Nath Finanças, empresária, administradora e produtora de conteúdo de educação financeira, destacou em um dos seus vídeos.
Ela contabilizou o valor de seis plataformas de streaming mais populares entre os serviços assinados hoje, simultaneamente, no Brasil, e destacou que individualmente, quando avaliados como um custo mensal, eles parecem inofensivos ao seu orçamento, pois o valor da mensalidade é bem baixo, em média R$ 23, porém, quando olhamos para o custo de todos, no período de 12 meses, é possível perceber o verdadeiro tamanho desse investimento.
Ou seja, por mais baixo custo que aquele serviço em algum momento possa parecer, ele tem sim um impacto nas suas contas, de acordo da perspectiva. Para algumas, dependendo da classe social pertencente, talvez isso não faça diferença, mas, como ninguém gosta de perder dinheiro, vamos as dicas que ela deu:
Revise os serviços contratados
Aqui é o mesmo exercício que propusemos anteriormente de se perguntar quais e os motivos que levam você a manter determinada plataforma ativa. E, caso não tenha tanto uso, avaliar a possibilidade de cancelar a assinatura.
Faça as contas corretamente
Nesse aspecto é exatamente a curiosidade que destacamos acima. Será que você sabe quanto você gasta por ano em streaming? Esse valor se encaixa mesmo no seu orçamento?
Que tal compartilhar o custo com amigos?
Para não precisar cancelar um serviço de streaming, você pode avaliar convidar amigos próximos e familiares, para dividirem o acesso à plataforma e a conta com você. Segundo a Nathália, isso pode te dar uma economia de até 60% no valor total.
Mas ela reforça: isso só funciona se todo mundo se responsabilizar pelo acordo inicial, e pagar direito as mensalidades.
Busque descontos!
Aqui a Nathalia coloca várias dicas que já são oferecidas pelas próprias empresas de streaming, mas que pouca gente conhece:
- Dê preferência pela compra de um pacote semestral ou anual, para ter desconto no valor final. Ou seja, ao invés de pagar todo mês, você paga de uma vez o serviço com disponibilidade por 1 ano ou os meses pré-definidos.
- Muitas empresas oferecem planos especiais de acordo com o seu perfil. Por exemplo, se você for estudante universitário, pode encontrar pacotes de serviço de streaming pela metade do preço. Ou ainda, se você contrata um serviço para a família toda ou para uso em casal, eles também dão descontos;
- Serviços parceiros também dão desconto. Isso significa que você pode, por exemplo, contratar um streaming de música e ganhar acesso por seis meses grátis a uma plataforma parceira dessa empresa que oferece filmes e séries. Nessa conta, você conquista diferentes tipos de streaming em um único contrato;
- As empresas de cartão de crédito e outras plataformas de pagamento oferecem descontos e até mesmo assinatura gratuita de streamings, dependendo do seu serviço contratado com a empresa financeira. Acesse os portais do seu banco e busque essas informações.
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