5 passos para começar a guardar dinheiro agora

É inegável a importância de guardar dinheiro, mas, com contas tão altas todo mês, como fazer isso na prática?
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

É inegável a importância de ter economias e guardar dinheiro. Basta entrar em qualquer portal, canal, site, livro ou o que for sobre educação financeira e, com toda certeza, logo no começo você vai encontrar alguém falando sobre a necessidade de guardar um pouco do que ganha para ter reservas para prazeres e emergências. Mas o ponto é: como guardar dinheiro? Reunimos algumas dicas para você começar a guardar dinheiro ainda neste mês e realizar suas metas financeiras em 2023.

Como guardar dinheiro?

Com as contas chegando mensalmente e o valor das coisas aumentando de tempos em tempos, saber como guardar dinheiro pode parecer um grande desafio. Mas poupar deve estar sempre na lista de prioridades financeiras, mesmo para quem nunca atrasa contas e costuma manter os pagamentos em dia.

O lado bom é que, para conseguir fazer isso, é possível começar com pequenas mudanças. Veja, na prática, dicas de como guardar dinheiro:

1. Compre à vista

Busque parcelar apenas as compras que forem realmente necessárias, assim você evita sempre começar o próximo mês já com dívidas para pagar. Se você tem dificuldades em manter um controle de gastos, talvez uma boa dica para conseguir saber como guardar dinheiro é procurar gastar no débito e, assim, ver sempre o valor saindo da sua conta. Desta forma, você consegue ter um pouco mais de controle, para não chegar no próximo mês com uma enorme fatura de cartão.

2. Estabeleça metas

Outra boa prática de como guardar dinheiro é estabelecer metas palpáveis. Vamos supor que, a partir de agora, você decida guardar R$ 100 por mês. Transforme esse valor em uma espécie de conta a ser paga. Além de todas as despesas, 100 reais do mês virará a conta “poupança”. Se for mais fácil, para que você garanta que não esqueceu, realmente transfira esse valor mensal para outra conta, uma poupança ou um investimento de baixo risco, para sentir que esse valor realmente não pode ser gasto.

3. Reorganize seus gastos

Depois de estabelecer uma meta, busque sentar e repensar seus gastos no geral. Você realmente precisa gastar todo mês com roupas novas? Aquela compra que gostaria de fazer é necessária? E os bares nos finais de semana, podem ser reduzidos?

Para “sobrar” um valor todo mês, é preciso repensar o que é gasto agora e fazer algumas escolhas. Primeiramente faça essa mudança baseada na sua meta. De tempos em tempos cheque novamente seu orçamento para ver se ainda daria para retirar alguns gastos sem grandes prejuízos, para, assim, começar a guardar ainda mais.

4. Cuidado com as promoções 

Assim como as promoções podem ser grandes aliadas dos consumidores, elas também podem se transformar em grandes inimigas. Quem nunca comprou uma coisa que nem queria ou precisava tanto, mas o preço estava bom?

Quando começar a pensar em como guardar dinheiro, busque olhar com atenção para as promoções que aparecem no seu caminho e refletir. Afinal, essa é realmente uma oportunidade de pagar menos por algo que precisava ou queria muito? Ou é apenas sua cabeça falando para “aproveitar uma oportunidade” em troca de algo que não faria tanta diferença assim?

5. De olho no mercado

Quando pensamos em economizar e em como guardar dinheiro, logo refletimos sobre gastos supérfluos com prazeres, roupas, passeios e etc. Mas a verdade é que as idas rotineiras ao mercado também são essenciais para garantir que um dinheiro sobre no final do mês. Afinal, é ali que, de pouco em pouco, enchemos um carrinho que vale centenas de reais.

Justamente por isso, os gastos com a despesa do mês precisam também ser olhados com carinho quando falamos sobre ganhar dinheiro. Para evitar gastar além do necessário por lá, busque fazer listas e se manter fiel a elas.

Além disso, compare preços, marcas e custo-benefício para ver o que vale a pena e onde comprar cada item. Claro que você pode se dar um luxo ou outro para comprar um chocolate, bolacha, café ou algo diferente que goste, mas sempre lembre que, para conseguir guardar dinheiro, os gastos precisam diminuir em algum lugar.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×