Carol Filgueiras: 3 passos para manter as extremidades do corpo bem cuidadas no frio

Mãos, pés e cabeça merecem atenção especial nesta época do ano que exige mais das nossas funções vitais
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Carol Filgueiras: 3 passos para manter as extremidades do corpo bem cuidadas no frio
Não sair pela manhã de cabeça molhada e não dormir sem secar os cabelos é de fundamental importância

Nossos pés, mãos e cabeça são as partes do corpo que sofrem mais com o frio. Isso porque ocorre uma vasoconstrição periférica devido à baixa de temperatura, ou seja, o corpo promove a diminuição do fluxo de sangue e oxigênio das nossas extremidades, para preservar as funções dos órgãos vitais.

Há pessoas também que apresentam vermelhidão ou dedos arroxeados e até o que é conhecido como “alergia de inverno”.

OLHA SÓ: Carol Filgueiras: Aprenda um ritual para encontrar sua beleza de inverno

Aqui vão algumas dicas de como proteger e cuidar destas partes tão fundamentais para nosso corpo e se manter mais aquecido:

1. Mãos

Hidrate sempre que puder e mantenha elas  protegidas com filtro solar. Procure aquecê-las  ao caminhar, usando os bolsos do seu casaco. Ou use luvas, que são chiques e ajudam mais. Para as ávidas por celulares, recomendo as versões que deixam as pontas dos dedos de fora.

2. Pés

Antes de dormir, faça um escalda-pés, ele  é um ritual que não só vai diminuir muito o estresse, como vai aquecer a região. Aproveite para fazer uma esfoliação na área, completando com uma hidratação intensa e, em seguida, coloque meias bem quentinhas. Durante o dia, existem meias-calças bem grossas para as que preferem usar saias. Combine com botas ou coturnos para também cobrir os tornozelos, outra área que fica vulnerável nesta época do ano.

3. Cabeça

Nariz e orelhas precisam de uma atenção especial. Quem nunca sentiu aquele nariz de pinguim no inverno? Mesmo assim, o recomendado é respirar pelas narinas porque elas são as responsáveis por aquecer o ar que entra no nosso corpo. Não sair pela manhã de cabeça molhada e não dormir sem secar os cabelos também é de fundamental importância. Usar chapéu de inverno tem a dupla função de adicionar estilo e proteção. Gorros são mais fáceis de manusear, caso precise guardá-lo durante o dia no trabalho. E, para completar, proteja seu pescoço com um belo cachecol colorido ou malha de gola alta. 

Ao dar importância para essas áreas, você vai notar que as dores de cabeça serão minimizadas, além de ter mais conforto e bem-estar para seu dia e dormir melhor.  O inverno é uma época que exige atenção aos detalhes e sua saúde agradece!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×