EQL Indica: 7 dicas culturais para o final de semana

Saiba como aproveitar o período de descanso para ter momentos de lazer com muita cultura e informação
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

Descansar é algo fundamental para que nosso cérebro e nosso corpo relaxem depois de toda a tensão da semana de trabalho. O que não significa que é preciso ficar o tempo todo na cama, dormindo! Parte importante do descanso é se desconectar da correria do dia a dia e se ocupar com momentos de lazer e autocuidado. 

O fim de semana é o melhor momento para conseguir tirar uma folguinha para si mesma. Assim, a EQL separou 7 dicas de programas culturais que vão ajudar você a relaxar nesses dias, antes de voltar com tudo para as obrigações semanais. Tem podcast, livro, filme, série e até curso online gratuito, pois não é porque estamos relaxando que não podemos aprender algo novo! 

OLHA SÓ: EQL indica: 6 dicas culturais para o final de semana

Veja a seguir 7 dicas culturais para relaxar e aproveitar um momento o momento de descanso: 

1. Podcast

Escriba Cafe

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

“Escriba Cafe” é um dos primeiros podcasts de história do Brasil no formato storytelling. Criado e apresentado por Christian Gurtner, a cada episódio você conhece um pouco mais sobre o mundo e o universo. São episódios sobre diversos fatos históricos, como as guerras mundiais, e de personalidades famosas, como William Shakespeare e Bonnie e Clyde. O conteúdo está disponível nas diversas plataformas de áudio e os ouvintes podem checar a bibliografia de cada episódio no site oficial do podcast.

2. Curso livre

Origens da vida no contexto cósmico

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

O curso “Origens da vida no contexto cósmico” é online e é oferecido gratuitamente pela Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é apresentar estudos científicos avançados sobre o surgimento da vida na Terra e possíveis formas de vida em outros planetas. Iniciantes podem assistir às aulas no site oficial do projeto e a duração é de sete horas. São quatro módulos que abordam os seguintes temas: 

Módulo 1:  O surgimento da vida, o sistema solar e o tamanho do universo

Módulo 2: Como os elementos químicos que constituem o Sol, os planetas e os humanos foram formados

Módulo 3: A história da vida na Terra

Módulo 4: A vida que conhecemos na Terra seria a única forma de vida possível?

3. Exposição

Expo Virtual – Cidade que Cuida

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

​​A segunda edição da exposição ‘Expo Virtual – Cidade que Cuida’, homenageia o aniversário de 436 anos da cidade de João Pessoa, na Paraíba. No tour online, as pessoas poderão ver as obras expostas com visão em 360º dos quadros.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, responsável por realizar a exposição virtual, diz que o objetivo é minimizar os prejuízos sofridos pelos artistas durante a pandemia de Covid-19 e oferecer um espaço seguro para apreciação das obras por parte do público. Veja aqui.

4. Série

Nada Ortodoxa

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

A minissérie “Nada Ortodoxa”, da Netflix, tem quatro episódios que e contam a história de Esty Shapiro (Shira Haas), uma jovem de 19 anos nascida e criada em uma comunidade judaica ultraortodoxa de Nova York, nos Estados Unidos. Insatisfeita, ela decide fugir para Berlim, na Alemanha, depois de ter problemas em seu casamento arranjado.

A obra é baseada em uma história real contada na autobiografia homônima de Deborah Feldman, publicada em 2012. Porém o livro serviu como base para a construção da personagem e nem tudo na série realmente aconteceu com a autora do livro.

5. Livro

Outra Volta do Parafuso

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

O livro é um dos grandes clássicos da literatura mundial e já inspirou inúmeras produções audiovisuais como os filmes “Os outros”, “Os Inocentes”, além da recente série disponível na Netflix “A Maldição da Mansão Bly”.

E AINDA: Estrela de “I May Destroy You” é grande vencedora dos Prêmios Bafta

O romance, de apenas 134 páginas, é um suspense envolvente que prende o leitor do início ao fim e que apresenta um final surpreendente. 

O enredo gira em torno de uma família misteriosa que recebe uma babá para tomar conta de duas crianças órfãs. Em alguns momentos, o suspense dos capítulos chega a dar medo, na verdade, o sentimento é de confusão porque existe uma mistura de malícia e ingenuidade no ar.

6. Perfil no Instagram

@faydabelo

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

O perfil de Fayda Belo é um verdadeiro deleite para quem gosta de passar horas rolando vídeos nas redes sociais, mas, ao mesmo tempo, aprendendo algo de novo e importante.

Fayda é advogada especialista em crimes de gênero, direito discriminatório e feminicídios. 

Por meio de posts e vídeos curtos no Instagram, ela usa postagens publicadas na internet como exemplo de como aquilo pode se enquadrar em um crime, explicando sempre os fundamentos jurídicos para isso. 

Dona de um senso de humor e forma de falar cativantes, ela esclarece e explica dúvidas e jargões utilizados no meio jurídico, que podem parecer verdadeiros palavrões sem sentido para quem não faz parte do meio, mas são importantes para o exercício dos direitos e da cidadania.

7. Filme

Cruella

EQL indica: 7 dicas culturais para o final de semana

O filme é protagonizado por Estella, vivida na pele de Emma Stone, que tem um talento nato para design de roupas e peças icônicas. 

Envolvida com o mundo dos furtos e golpes para sobreviver após a morte de sua mãe, que aconteceu ainda durante sua infância, Estella decide mudar de vida ao ir trabalhar como faxineira em uma boutique, o que logo muda porque seu talento é descoberto pela Baronesa Von Hellman, grande estilista do época. 

A trama da história se desenrola quando Estella atrai a atenção da Baronesa e descobre segredos envolvendos as duas. O curso dos eventos culmina com a rebeldia e irreverência de Estella, que se torna Cruella para enfrentar o que é posto em sua mesa. 

Compartilhar a matéria:

×