Thaty Gidaro: Aprenda um delicioso drink com gostinho de férias na Europa

Bebida local da Sardenha, o Mirto é feito a partir de bagas da planta da murta
Avatar_Thaty_Gidaro

Hoje, vou homenagear a Sardenha, na Itália, a segunda maior ilha do mar mediterrâneo.

A Sardenha está situada a Oeste da península Itálica, Sul da Córsega e ao Norte da Tunísia, fica  entre o mar Tirreno, que banha a costa oriental, e onde o idioma principal é o sardo, uma língua românica, claramente distinta do italiano e mais próxima do latim, com influências do fenício, do etrusco, e de outros idiomas do oriente.

OLHA SÓ: Aprenda um drink exclusivo para aproveitar os dias frios com estilo

A Sardenha, em resumo, é um lugar com mar azul indescritível e praias de tirar o fôlego! 

Me apaixonei tanto pela ilha, que acabei retornando durante vários anos seguidos para trabalhar nos bares e nas praias locais, chegando quase a morar nesse maravilhoso lugar!

A região é uma ilha que mantém tradições antigas, com festas tradicionais composta por danças típicas com trajes antigos, corais de homens com vozes extremamente afinadas e, é claro, bebidas deliciosas!

Além da cerveja e do vinho local, provei uma bebida chamada Mirto, que  é feita a partir das bagas da planta da murta. Seu sabor revela a essência íntima desta terra maravilhosa! 

A planta da murta é um dos principais componentes do mato mediterrânico e está presente em todos os cantos da ilha.

Todos os que visitam a Sardenha, mais cedo ou mais tarde, acabam provando um gole de mirto. 

Uma vez provado, a decisão, certamente, é de comprar uma garrafa para ter como lembrança.

E AINDA: Aprenda a fazer o melhor chocolate quente do mundo

E, uma vez em casa, um gole será suficiente para trazer a brisa mistral, o sol, o mar, as rochas e a areia escapando por entre os dedos, trazendo de volta à mente a verdadeira essência da Sardenha.

Para homenagear essa ilha cheia de mistérios e maravilhas, resolvi usar ingredientes que lembram pelo menos um pouquinho do mirto, já que essa bebida não é facilmente encontrada no Brasil. Então, bora lá?

Sardô

Aprenda um delicioso drink com gostinho de férias na Europa

Ingredientes

– 30  ml de xarope de mirtilo

– 50 ml de Martini & Rossi

– 50 ml de gin 

– 25 ml de limão siciliano

– 100 ml de água tônica

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma taça e complete com água tônica. Decore com fatias de limão siciliano e cereja ou mirtilo.

Thaty Gidaro é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialista em mixologia internacional pela European Bartender School

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×