EQL Indica: 6 dicas culturais para o fim de semana

Filmes, séries, podcasts, exposições e livros são ótimas opções para desligar a mente da rotina de trabalho
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Depois de uma semana tão atarefada, com muitas demandas no trabalho, reuniões e decisões importantes, nada melhor do que a chegada do final de semana para se desligar da correria e relaxar. 

A gente sabe que é importante se dedicar aos projetos, mas também é essencial reservar um tempo para o lazer, principalmente para melhorar o humor e até deixar a nossa rotina mais leve e cheia de novos conhecimentos. 

Para que você possa aproveitar o final de semana da melhor forma, a Elas Que Lucrem elaborou uma lista super diversa com dicas culturais. Tem livro, série, podcast, filme, mostra de cinema, curso e até perfil no Instagram para seguir.

Veja 8 dicas culturais para o fim de semana: 

1. Filme

Absorvendo o Tabu

O documentário indiano disponível na Netflix, lançado em 2018, foi escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi e ganhou o Oscar de 2019 na categoria de Melhor Documentário de Curta-metragem. O filme, com duração de 26 minutos, fala sobre a menstruação na Índia. Uma nova máquina que produz absorventes higiênicos biodegradáveis a preços acessíveis chegou a Hapur, uma pequena vila indiana, e revolucionou o modo como as mulheres lidam com a menstruação na região.

2. Série

Normal People 

Baseada na obra homônima de Sally Rooney, a série “Normal People” conta a história da relação entre dois jovens: Connell e Marianne, que se conhecem no ensino médio, em Dublin, na Irlanda, porém continuam partilhando o mesmo convívio já na faculdade entre desencontros e diferentes tipos de conexões entre os dois. O sucesso da série tem como segredo o toque intimista da trama: as percepções e sentimentos dos personagens são amplamente explorados. Além disso, a história aborda um recorte de classe, com a mãe de Connell trabalhando na casa de Marianne, que possui grande riqueza. Em contrapartida, Connell é popular e adorado na escola, enquanto Marianne é vista com estranheza. Na faculdade, as coisas mudam, mas a ligação pessoal entre ambos continua a ganhar novas facetas. A série está disponível na Starz Play Amazon Channel e foi lançada em 2020.

3. Podcast

Modus Operandi

O podcast “Modus Operandi”, apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé surgiu em 2020 e busca contar histórias criminais e sobrenaturais de uma maneira sensível, trazendo os contextos envolvidos e propondo debates e reflexões. Com novos episódios todo quinta-feira, às 19h, o programa está disponível nas principais plataformas de streaming.  

4. Exposição

Enciclopédia Negra – Pinacoteca de São Paulo

Em mostra na Pinacoteca de São Paulo, a exposição “Enciclopédia Negra” reúne mais de 100 obras e retratos de personalidades negras que foram apagadas da história. Em cartaz até novembro e contando com trabalhos de 36 artistas, o ingresso da exposição custa R$ 20, mas tem entrada entrada gratuita aos sábados. A programação é de quarta-feira à domingo, das 11h às 19h. O intuito é dar visibilidade e reconhecimento a tantas personalidades que foram negligenciadas socialmente devido questões de racismo estrutural. Para agendar uma visita e comprar o ingresso, basta entrar no site da Pinacoteca. Todas as normas de segurança contra a Covid-19 são adotadas pelo museu, que funciona com capacidade de visita regulada e distanciamento. 

5. Livro

Herdeiras do Mar

O livro de Mary Lynn Bracht, lançado em 2018, conta a história desconhecida das mulheres de consolo da Segunda Guerra Mundial. Na trama, a sul-coreana Hana é capturada por soldados japoneses e levada até a região de Manchúria. Com apenas dezesseis anos, a menina é submetida a trabalhos sexuais forçosos em bordéis militares do Império do Japão, que durante a guerra ocupava a Coreia do Sul e outros países asiáticos. Apesar da situação em que se encontra, Hana faz de tudo para sobreviver às atrocidades da guerra e reencontrar sua família.

6. Perfil para seguir

@mulhernocinema

O perfil @mulhernocinema celebra mulheres que estão em frente ou por trás das câmeras no cinema mundial. Além de ficar por dentro dos lançamentos cinematográficos envolvendo mulheres na produção ou atuação, o perfil também publica entrevistas, cobre os principais eventos da área e faz listas com dicas de filmes dirigidos, estrelados e produzidos por mulheres. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×