5 livros escritos por mulheres para quem quer empreender

Obras vão de exemplos de gestão a sugestões para mudanças de atitude mensal
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
5 livros escritos por mulheres para quem quer empreender
Obras vão de exemplos de gestão a sugestões para mudanças de atitude mensal (Foto: bernardbodo/Envato Elements)

Entrar no mundo do empreendedorismo requer bem mais do que uma boa ideia. Para se preparar, nada como aprender com a experiência de quem já passou por isso, com todas as glórias e perrengues que começar – e continuar – um negócio exige. 

É claro que existem uma infinidade de cursos capazes de transmitir conhecimento, mas um jeito bem mais prático e barato de entender as especificidades de uma trajetória empreendedora é por meio da leitura. 

VEJA TAMBÉM: 10 filmes que nos ensinam muito sobre educação financeira

Pensando nisso, a EQL separou cinco livros essenciais para quem quer começar a empreender – todos escritos por mulheres. Veja, a seguir, quais são eles:

“Finanças para Startups”, de Bruna Louzada

Bruna Louzada analisa de forma financeira uma startup, fazendo contrapontos e apontando diferenças entre elas e as empresas tradicionais. Os princípios contábeis podem até ser os mesmos, mas a autora explica que o valor da empresa envolve outra abordagem, o que pode ajudar executivas que precisam mudar a forma de análise de seus negócios. 

“Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, de Carol Dweck

A professora de psicologia da Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação desenvolveu um conceito essencial para os negócios de hoje. O “mindset” consiste na atitude mental com que encaramos a vida, e explica como o sucesso também está ligado com a forma que lidamos com nossos objetivos, como cuidamos dos nossos filhos e até porque somos pessoas otimistas ou pessimistas. Mais do que um traço de personalidade, o “mindset”, de acordo com a pesquisadora, é um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

“Se Eu Soubesse aos 20”, de Tina Seelig

As principais transições que enfrentamos na vida tendem a ser aterrorizantes e, normalmente, ocorrem por volta dos 20 anos de idade. Pensando nisso, a neurocientista e empreendedora Tina Seeling criou um curso para estimular seus alunos a encararem o mundo empresarial de forma criativa, seja abrindo seu próprio negócio, seja procurando as melhores oportunidades em grandes empresas.

OLHA SÓ: 8 professoras inesquecíveis retratadas no cinema

O curso resultou no livro, que além de falar sobre empreendedorismo, conta as vivências da neurocientista em sala de aula e como isso a influenciou a empreender. 

“Decoding Silicon Valley: The Insider’s Guide”, de Michelle E. Messina 

Se você quer saber mais sobre as práticas recomendadas pelo Vale do Silício para empresas em crescimento ou quais regras podem – e devem – ser quebradas no curso da construção de um negócio global, esse livro é ideal. Em “Decoding Silicon Valley: The Insider’s Guide”, obra em inglês, Michelle decodifica os mistérios da região de negócios tecnológicos mais famosa do mundo, incluindo os aspectos mais sutis que estão ocultos à vista de todos. 

“Sonho Grande”, de Cristiane Correa

Escrito pela jornalista Cristiane Correa, o livro é um relato detalhado dos bastidores da trajetória de três grandes empresários brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que nas últimas décadas se tornaram donos de gigantes globais como Ambev, Burger King e Heinz. A obra discorre sobre a fórmula de gestão que o trio desenvolveu. Vale a pena para ter na estante. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×