Conheça Doja Cat, um dos destaques femininos do Grammy 2022

Em “Planet Her”, cantora construiu uma realidade intergalática que lhe rendeu sete indicações na principal premiação da indústria musical
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Conheça Doja Cat, um dos destaques femininos do Grammy 2022
Vinda de uma família artística, de pai africano e mãe norte-americana, Doja Cat nasceu Amala Zandile Dlamini, mas adotou o nome artístico logo no início de sua carreira (Foto: David LaChapelle/Divulgação)

“Juicy”, “Say So”, “Streets”, “Like That”, “Need To Know”, “Ain’t Shit”, “Woman”, “Kiss Me More”, “You Right”… São muitos os hits emplacados pela rapper norte-americana Doja Cat nos últimos dois anos. Não é à toa que a cantora, nascida em Tarzana, distrito localizado na cidade de Los Angeles, na Califórnia, já atingiu mais de 57 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify.

Vinda de uma família artística, de pai africano e mãe norte-americana, Doja Cat nasceu Amala Zandile Dlamini, mas adotou o nome artístico logo no início de sua carreira. Aos 17 anos, a artista lançou de forma independente a música “So High”, que chamou a atenção da RCA Records, resultando em um contrato de joint-venture com a gravadora. Então, sob o selo MAU Records, Doja Cat lançou seu EP de estreia, “Purrr!”, em 2014. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O lançamento foi considerado um sucesso, mas não o suficiente para colocar Doja sob os holofotes. Foi pensando nisso que ela lançou, então, o vídeo da música “Moo!” no YouTube, em 2018. Com um clipe de baixo orçamento, onde ela aparece com um figurino de estampa de vaca, a ideia era fazer um meme e viralizar – plano muito bem-sucedido.  O vídeo se espalhou e conquistou artistas como Katy Perry e Chance the Rapper. 

No mesmo ano, a artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Amala”, bem recebido pela crítica. Mantendo-se no R&B, trap e dancehall, o disco entrou no ranking Billboard 200, a principal parada norte-americana. Mas foi com o álbum “Hot Pink” que Doja Cat se consagrou no mundo da música.

“Hot Pink”

Conheça Doja Cat, um dos destaques femininos do Grammy 2022
Aventurando-se por diversos gêneros musicais, “Hot Pink” conta com elementos do pop, R&B, funk e soul (Foto: Reprodução/Twitter)

É do seu segundo álbum de estúdio, “Hot Pink”, lançado em 7 de novembro de 2019 pela Kemosabe Records e RCA Records, o hit “Say So”, que se tornou o primeiro single de Doja Cat a chegar ao topo do Billboard Hot 100 após ser remixado por Nicki Minaj. Aventurando-se por diversos gêneros musicais, o álbum conta com elementos do pop, R&B, funk e soul. 

Em maio de 2020, “Hot Pink” alcançou a 9a posição no Billboard 200 dos EUA, tornando-se seu primeiro álbum no top 10, com direito a certificado de ouro no país, concedido pela Recording Industry Association of America (RIAA).

LEIA MAIS: Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música

Doja trabalhou com diversos produtores e compositores ao longo do álbum, e conseguiu criar uma atmosfera sensual, que continuou sendo sua marca registrada também no álbum seguinte.

“Planet Her”

Conheça Doja Cat, um dos destaques femininos do Grammy 2022
“Planet Her”, seu terceiro disco de estúdio, é o álbum mais rápido de uma rapper feminina na história a atingir 2 bilhões de streams no Spotify (Foto: Reprodução/Instagram)

O último lançamento de Doja Cat foi em 25 de junho deste ano. “Planet Her”, seu terceiro disco de estúdio, é o álbum mais rápido de uma rapper feminina na história a atingir 2 bilhões de streams no Spotify. Com hits que tomaram conta da plataforma chinesa TikTok, a rapper viu seu álbum chegar ao topo das paradas de sucesso. Nos Estados Unidos, “Planet Her” passou quatro semanas no 2o lugar do Billboard 200.

Com a criação de uma realidade intergalática, Doja Cat levou seu trabalho a outro nível, fazendo de “Planet Her” seu álbum mais cativante visualmente, de acordo com a própria cantora. 

Além de emplacar vários hits nas paradas musicais, como “Need To Know”, “Kiss Me More”, uma parceria com a rapper SZA, “You Right”, com The Weeknd, e “Woman”, o conceito por trás do álbum também foi crucial para que “Planet Her (Deluxe)” levasse sete indicações ao Grammy 2022. 

Além disso, Doja foi indicada na categoria Melhor Música de Rap com “Best Friend”, uma parceria com a rapper Saweetie. 

OLA SÓ: Grammy 2022: Quem são as mulheres indicadas na principal premiação da indústria musical

A 64ª edição do Grammy Awards está programada para o dia 31 de janeiro de 2022, no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×