Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação do Grammy

Rapper norte-americana tem parcerias bem-sucedidas com Doja Cat, Little Mix e até Anitta
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy
Saweetie é o nome artístico de Diamonté Quiava Valentin Harper (Foto: Divulgação)

Na certidão de nascimento, lê-se Diamonté Quiava Valentin Harper, mas, para o mundo, ela é Saweetie. Nascida na capital do estado da Califórnia, Sacramento, a rapper e compositora norte-americana de 28 anos colecionou importantes parcerias musicais ao longo de 2021, emplacando músicas no Billboard Hot 100. O desempenho fez com que fosse uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy Awards

Filha da filipina-chinesa Trinidad Valentin e do afro-americano Johnny Harper, a jovem artista já compunha antes mesmo de cantar: começou a escrever aos 13 anos. Ainda assim, chegou a se formar, em 2016, em artes e comunicações na Universidade do Sul da Califórnia. Só depois de receber o diploma passou a se dedicar à carreira artística, mais especificamente ao rap, por meio da postagem de vídeos no seu perfil no Instagram.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Primeiros passos

Com “ICY GIRL”, seu primeiro rap postado no SoundCloud, em 2017, Saweetie chamou a atenção de Max Gousse, um conhecido executivo e produtor de Artists and Repertoire (A&R), que acabou se tornando seu empresário. A música fez sucesso e até ganhou clipe, que acumula atualmente mais de 120 milhões de visualizações no YouTube.

Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy
Além de cantora, Saweetie também possui a própria gravadora, a Icy Records (Foto: Divulgação)

Um ano depois, a artista assinou com a Warner Records e, em fevereiro deste mesmo ano, lançou a sua própria gravadora, batizada de Icy Records. Em 2018 chegou a estrelar o comercial da Fenty Beauty, marca de cosméticos da cantora caribenha Rihanna, no intervalo do Super Bowl, um dos mais caros da televisão norte-americana.

No mesmo ano, lançou seu primeiro EP, “High Maintenance”, que incluiu o hit “ICY GIRL”. A música recebeu certificado de platina um ano depois. 

Escalada para a fama

Mais tarde, em março de 2019, Saweetie lançou seu segundo EP por uma grande gravadora, “Icy”. O primeiro single do novo trabalho, “My Type”, estreou na 81ª posição do Billboard Hot 100, sendo essa sua primeira música a entrar na parada norte-americana. O rap, que também recebeu o certificado de platina nos Estados Unidos, chegou a 21ª colocação do ranking.

Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy
Seu álbum de estreia “Pretty Bitch Music” ainda não foi lançado (Foto: Divulgação)

Mas nem só de música vive a artista. Em setembro de 2019, Saweetie colaborou com a PrettyLittleThing, empresa de moda do Reino Unido, no lançamento de uma coleção de roupas de 59 peças batizada de PrettyLittleThing x Saweetie.

Ao fazer seu nome nas indústrias da música e da moda, a jovem passou a emplacar diversos hits nas paradas, principalmente norte-americanas. Com o anúncio do seu primeiro álbum de estúdio, “Pretty Bitch Music”, Saweetie passou a lançar lead singles. A estreia do disco foi adiada diversas vezes, mas os raps não pararam de sair. 

LEIA MAIS: Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022

O lead single “Tap In” foi lançado no começo de 2020, com uma recepção acalorada do público e a estreia da artista no top 20 do Billboard Hot 100 e no UK Singles Chart, onde chegou ao 38o lugar. Em agosto do mesmo ano, Saweetie lançou o “Tap In Remix”, com os rappers Post Malone, DaBaby e Jack Harlow.

O segundo single de “Pretty Bitch Music” foi “Back to the Streets”, uma parceria com a cantora norte-americana Jhené Aiko. Mas foi com o terceiro lançamento do álbum que Saweetie alcançou feitos incríveis. 

Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy
“That’s my best friend…” Saweetie e Doja Cat (Foto: Divulgação)

Mesmo com tanto tempo do lançamento, “Best Friend” continua sendo um grande hit. O viral feito com a também rapper Doja Cat bateu o recorde de parceria feminina de rap com mais semanas no ranking de músicas mais ouvidas nos EUA, totalizando 25. O recorde anterior pertencia à dupla Cardi B e Megan Thee Stallion, com “WAP”.

Já não há nenhuma dúvida de que Saweetie tem um talento especial para escolher parcerias. Outra que lhe rendeu grande repercussão, principalmente no Brasil, foi a música “Faking Love”, com Anitta. Ela também colaborou com o girlgroup britânico Little Mix na versão remix de “Confetti”.

Enquanto o álbum de estreia não chega, Saweetie se aventura em outras vertentes, mas sem deixar de lado as colaborações. De coleção de maquiagens a uma linha de joias – passando por um combo do McDonald’s em sua homenagem, o “Saweetie Meal”- a artista fez sua carreira eclética o suficiente para estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Conheça Saweetie, uma das indicadas na categoria Artista Revelação no Grammy
“Saweetie Meal”, sua parceria com o Mc Donald’s (Foto: Divulgação)

A compensação de tanto trabalho veio com duas indicações ao Grammy Awards 2022. Além da indicação na categoria Artista Revelação – ao lado de Olivia Rodrigo, Arooj Aftab, Jimmie Allen, Baby Keem, FINNEAS, Glass Animals, Japanese Breakfast, The Kid LAROI e Arlo Parks -, ela também concorre com “Best Friend” a Melhor Música de Rap.

A 64ª edição do Grammy Awards está programada para o dia 31 de janeiro de 2022, no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×