A tela é delas: 10 filmes e séries protagonizados por mulheres em 2021

Produções destacaram temas importantes do universo feminino
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
“Imperdoável” é um dos destaques de 2021 (Foto: Divulgação)

2022 acabou de começar, mas ainda dá tempo de colocar os filmes e séries do ano passado em dia. Ao longo dos últimos 12 meses, não faltaram produções que colocassem as mulheres em destaque, mostrando que o protagonismo feminino veio para ficar nas telas do cinema e do streaming.

Algumas obras tocaram em assuntos sensíveis da sociedade moderna, como é o caso de “Maid”, série da Netflix que conta a jornada de uma mãe para superar um relacionamento abusivo. Outras já vieram para agradar os fãs de cultura pop, como “Cruella”, a inesquecível vilã de “101 Dalmátas”, e “Viúva Negra”, a primeira heroína da Marvel a integrar o time dos Vingadores.  

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Seja para instigar a reflexão ou ajudar a passar o tempo, veja a lista de 10 filmes e séries protagonizados por mulheres em 2021:

Alex, “Maid”

Minissérie foi uma das mais assistidas no último ano (Foto: Divulgação)

Lançada no início de outubro como um conteúdo original da Netflix, a série “Maid” fez extremo sucesso no Brasil e no mundo por retratar uma realidade –  infelizmente – muito comum na vida de muitas mulheres: o relacionamento abusivo. Ao longo de dez episódios, o telespectador acompanha a jornada de Alex (Margaret Qualley), que decide fugir de casa durante a madrugada, com sua filha de dois anos no colo, para tentar escapar do relacionamento abusivo que vive. Sem recursos financeiros ou rede de apoio, ela tenta se estabelecer como faxineira para prover um lar sem violência para sua filha. A obra é baseada na autobiografia “Superação: Trabalho Duro, Salário  Baixo e o Dever de uma Mãe Solo”, de Stephanie Land, e toca em temas sensíveis como violência psicológica e dependência econômica. 

Ruth, “Imperdoável”

“Imperdoável” édirigido por Nora Fingscheidt (Foto: Divulgação)

Embora tenha dividido opiniões, o longa “Imperdoável”, dirigido por Nora Fingscheidt, entrou para o top 10 de maiores lançamentos da Netflix com um elenco de peso – com nomes como Sandra Bullock e Viola Davis – e um roteiro que aborda assuntos sensíveis e impactantes. Baseado em uma minissérie homônima de 2009, o filme conta a história de Ruth Slater (a própria Sandra Bullock), que volta a conviver na sociedade após cumprir pena por um assassinato, mas enfrenta o impacto de ser uma ex-presidiária. Sentindo-se discriminada, sua única esperança e meta de vida é encontrar sua irmã, que havia deixado para trás há muitos anos. 

Jackie Justice, “Ferida” 

O filme é protagonizado por Halle Berry (Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix, “Ferida” é protagonizado e dirigido por Halle Berry. Na obra, Jackie Justice, uma ex-lutadora de MMA precisa retomar sua vida depois de anos longe do esporte. Quando estava no auge de sua carreira, conquistando a décima vitória consecutiva em competições, ela foge de sua última luta em Las Vegas e nunca mais volta. Anos depois, Jackie ganha a vida trabalhando como diarista. Mas uma proposta para voltar aos ringues pode mudar tudo. Ainda mais quando o filho, que foi abandonado por ela quando era bebê, retoma o contato com a mãe. No elenco estão além de Halle Berry, Adan Canto, Shamier Anderson, Sheila Atim, Lela Loren, Stephen McKinley Henderson e Valentina Shevchenko.

Natasha Romanoff, “Viúva Negra”

Heroína faz parte dos “Vingadores” (Foto: Divulgação)

Após anos pedindo um longa dedicado a destrinchar a história de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), os fãs da Viúva Negra ganharam um belo presente em 2021. O filme “Viúva Negra” detalha o passado da espiã antes dela se tornar parte dos Vingadores. No filme, Natasha é apresentada como uma jovem corajosa que cuida de sua irmã mais nova, Yelena (Florence Pugh), a personagem quer seguir a profissão de seus pais, Melina (Rachel Weisz) e Alexei (David Harbor). O longa se passa logo após os acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil” (2016), quando Natasha é uma fugitiva que não pode mais estar ao lado de seus companheiros Vingadores. É a partir desse ponto que a personagem descobre que a Sala Vermelha, local onde foi treinada, ainda existe e está sob o comando de Dreykov (Ray Winstone). Ao investigar o local, ela percebe que as novas agentes estão sendo quimicamente manipuladas para se tornarem assassinas sem pudores, mesmo que estejam desprovidas de liberdade. Juntas, ela e a irmã vão se unir para derrotar esse grande vilão.

Cruella, “Cruella”

O filme conta os anos iniciais da vilã (Foto: Divulgação)

A famosa vilã de “101 Dálmatas” ganhou um live-action para chamar de seu em 2021. No filme, Cruella (Emma Stone) aparece como uma tímida órfã apaixonada por moda. Sua personalidade irá mudar da água para o vinho, depois que ela consegue um emprego ao lado de uma das maiores estilistas do mundo, Baronesa Von Hellman. Frustrada com o tratamento que recebe da superior, ela se transforma em uma pessoa sedenta por vingança, sentimento que só piora quando ela descobre segredos da família. 

LEIA MAIS: 7 lições que todas as mulheres precisam aprender com “Maid”

Aracy de Carvalho, “Passaporte para Liberdade

Aracy ficou conhecida como “O Anjo de Hamburgo” (Foto: Divulgação)

A minissérie produzida pela Rede Globo conta a história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), uma brasileira que prestou serviços ao Ministério das Relações Exteriores durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhando de perto com representantes da Alemanha Nazista, a diplomata arriscou a própria vida ao salvar judeus do Holocausto, facilitando seu exílio em outros países.  Conhecida como “O Anjo de Hamburgo”, acabou recebendo o título de “Justa entre as Nações” pelo governo de Israel. Já na vida pessoal, foi casada com o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi). 

Martha, “Pieces Of A Woman”

Filme fala sobre maternidade e solidão (Foto: Divulgação)

“Pieces Of A Woman” relata a jornada difícil, dolorosa e emocional de uma mãe após perder o bebê em um parto extremamente longo e complicado, relatado de forma delicada pelas câmeras. Com uma atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz, Vanessa Kirby dá vida à Martha, uma mulher que sente as consequências emocionais de perder um bebê e se sente rodeada pela culpa, a tristeza e a solidão.

Carrie Bradshaw, Miranda Hobbs e Charlotte, “And Just Like That”

Elenco de “Sex And The City” está de volta (Foto: Divulgação)

“And Just Like That”, série original da HBO Max, resgata as mulheres icônicas que exploraram Nova York durante a solteirice dos 30 anos de idade em “Sex And The City”. Agora mais velhas, Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Miranda Hobbs (Cynthia Nixon) e Charlotte York (Kristin Davis) enfrentam as questões típicas da meia-idade, como a pressão estética de envelhecer, os casamentos que não deram muito certo e até novas aspirações profissionais. 

Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate, “Wandavision”

Obra é a primeira série da Marvel (Foto: Divulgação)

Algumas semanas depois dos trágicos acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”, o casal de super-heróis Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) decidem levar uma vida comum na pequena cidade de Westview, no estado de New Jersey. Vivendo em uma espécie de sitcom dos anos de 1950, a dupla tenta manter a própria identidade em segredo enquanto passa a desconfiar que as coisas saíram do controle – principalmente quando passam a perder a noção do que é real ou ficção. 

Vivian, “Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta”

Filme aborda o feminismo na escola (Foto: Divulgação)

Inspirado na obra homônima de Jennifer Mathieu, o filme conta a história da jovem Vivian (Hadley Robinson), uma estudante norte-americana que vive em uma pequena cidade do Texas. Ao se deparar com comportamentos machistas e sexistas na nova escola, ela resolve se inspirar na mãe, uma feminista punk dos anos de 1990, e fundar o “Moxie”, um movimento de defesa e proteção às alunas. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×