Como a inteligência emocional pode alavancar o seu negócio

Autoconhecimento, empatia e comunicação são fatores essenciais para qualquer empreendedora
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
O autoconhecimento, peça essencial da inteligência emocional, é a chave de ouro para ter nos negócios (Foto: Envato Elements)

“Quando você pensa em uma ‘empreendedora perfeita’, o que vem à mente?”. Essa é a provocação inicial da psicóloga Claudia Marchi. “Você pode imaginar alguém que nunca deixa seu temperamento sair do controle, não importa os problemas que esteja enfrentando. Ou pensar em alguém que tem total confiança de sua equipe, é fácil de conversar e sempre toma decisões cuidadosas e informadas”, explica. Mas, para ela, o autoconhecimento, peça essencial da inteligência emocional, é a chave de ouro para ter nos negócios.

A estrategista digital e especialista em inteligência emocional Fernanda Vianna concorda e vai além. “Não existe inteligência emocional sem autoconhecimento. Por isso, antes de tudo, é preciso mergulhar nesse processo de autorreflexão e descobrir tudo que for necessário sobre si mesma para buscar melhorias”, explica. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Ainda segundo ela, quem consegue ter controle sobre suas emoções, também consegue fazer uma melhor gestão de sua vida e obter maior produtividade no trabalho. “Vender mais é uma consequência de ações e estratégias. E, de fato, desenvolver a inteligência emocional é o primeiro passo para começar nessa jornada, principalmente no ambiente digital.” 

Nesse sentido, Claudia explica: “Para ser eficaz, a empreendedora deve ter uma compreensão sólida de como suas emoções e ações afetam aqueles ao seu redor”. Segundo ela, quanto melhor um líder se relaciona e trabalha com os outros, mais bem-sucedido será.

Mão na massa

Primeiramente, segundo Fernanda, para obter sucesso em um negócio é importante ter empatia. Essa, consiste em se colocar no lugar de outras pessoas e entender seus pontos de vista. Para a especialista, ao trabalhar essa característica, os resultados são surpreendentes – no bom sentido -, tanto para a empreendedora como para o cliente.

Por outro lado, Claudia insiste no autoconhecimento, pois essa característica também permite saber lidar com os problemas e não ter medo da mudança. “É muito importante encarar diária e diretamente seus erros e, assim, utilizar essas informações e lições para alterar as estratégias de negócio quando necessário”, diz.

Além disso, a comunicação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, para Fernanda, é importante aprimorar as técnicas para se comunicar com diferentes públicos usando linguagem, tom e expressões adequados. 

LEIA TAMBÉM: Entenda por que a união entre inteligência emocional e segurança psicológica é uma tendência cada vez maior no ambiente de trabalho

Segundo a especialista, a Programação Neurolinguística usa uma técnica que consiste em espelhar o comportamento do outro para criar uma conexão durante uma conversa. “Assim, para criar essa conexão no diálogo, identifique pontos em comum com a pessoa e procurar reproduzir alguns comportamentos dela para gerar sinergia”, explica. 

Fernanda cita exemplos, como ajustar o tom de voz, chamar pelo nome e “imitar” alguns pequenos gestos que o outro faz enquanto fala.

Além disso, Cláudia aponta outra característica essencial: o domínio. “Ele ajuda a organizar melhor as decisões, separar as melhores oportunidades e diminuir situações de estresse e descontrol”, explica.

Mas nada disso funciona se a empreendedora não for, simplesmente, uma boa ouvinte. Ao menos é o que Fernanda defende. “Exercitar o ato de escutar é indispensável para desenvolver a inteligência emocional no trabalho”. Afinal, segundo ela, é necessário ouvir as pessoas com atenção plena para compreender a fundo seus sentimentos – principalmente aqueles que são ocultos por comportamentos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×