Inspiração: 10 influenciadoras com mais de 50 anos para acompanhar no Instagram

Ao expor os dilemas da idade, elas lutam contra os tabus que rondam o envelhecimento das mulheres
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Geiza já conta com mais de 150 mil seguidores e quase 900 publicações (Foto: Reprodução/Instagram)

Era dezembro de 2021 quando Geiza Bernardes, de 52 anos, decidiu vestir as roupas da filha e gravar um vídeo para o Instagram. Com um áudio da cantora Marília Mendonça, a paulista exibiu a barriga de fora enquanto dizia: “É a primeira vez que uso um cropped. É por que estou magra? Não. É porque estou foda-se”. De tão espontânea, a gravação acabou se espalhando de um dia para o outro e, no fim do mês, o perfil já acumulava 100 mil seguidores. 

“Quando viralizei, não entendi de onde tinham surgido aquelas pessoas. Fui perguntar para a minha filha”, lembra. Enquanto lutava contra sintomas da depressão, a ex-diretora de vendas decidiu fazer a publicação após se inspirar em outras blogueiras da rede social. “Me fazia bem acompanhar aquelas mulheres que se cuidavam e faziam os outros rirem. Percebi que eu também poderia estar ali”, conta. Atualmente, Geiza já conta com mais de 150 mil seguidores e quase 900 publicações. 

Com o perfil lotado de vídeos engraçados e fotos de bíquini, a influenciadora garante que a vergonha nunca chegou a atrapalhar a criação de conteúdo. “Sempre fui aparecida”, brinca. Por outro lado, ela se preocupava pela forma como o público receberia as postagens, já que a ideia não era passar uma imagem de “perfeição” – pelo contrário. “É preciso ter muito cuidado porque as pessoas acham que o que está ali é realidade, e não é. Por isso faço questão de também aparecer de cara limpa”, diz. 

O impacto positivo, porém, acaba superando qualquer tipo de mal entendido ou “hate”. Além do benefício próprio, que inclui contratos e parcerias com marcas, Geiza também reconhece  a inspiração que leva para os usuários da plataforma. “Recebo milhares de mensagens das pessoas que me acompanham, mas as minhas preferidas são de quem, como eu, viu nos vídeos uma forma de sair de um estado negativo”, afirma. 

LEIA MAIS

Contra os estereótipos da “velhice”, a blogueira ainda diz que acaba passando mais tempo na internet do que nos demais afazeres, deixando o cuidado com a casa em segundo plano. Para ajudar na organização, ela cria arquivos com referências, trends e mensagens que possam ser transformados em conteúdo para o Instagram. “É pirante, mas emocionante”, conclui. 

No Brasil, mesmo sendo minoria, Geiza não está sozinha nessa causa. Veja, a seguir, outras influenciadoras inspiradoras com mais de 50 anos:

Coracy Arantes (@blogdacora)

Coracy usou as redes para superar depressão (Foto: Reprodução/Instagram)

Assim como Geiza, Coracy Arantes, de 79 anos, viu nas redes sociais uma forma de superar a depressão. Depois de se inspirar em outras influenciadoras, a avó pediu ajuda do neto para ingressar nas plataformas. Hoje, com quase 120 mil seguidores no Instagram e 3,3 milhões no TikTok, dá um show de autoestima em fotos de lingerie, tutoriais de maquiagem e na sua rotina de exercícios físicos. Com seu bom humor, acabou atraindo a atenção de empresas expressivas do mercado e se tornou “garota propaganda” da  fabricante de bebidas Skol Beats e da marca de roupas íntimas Loungerie. 

Recentemente, Cora também viralizou ao dançar a trend de “Envolver”, hit da Anitta que alcançou o primeiro lugar no ranking do aplicativo Spotify. A gravação fez tanto sucesso que chegou a ser exibida por canais de televisão, além de somar milhões de visualizações e milhares de comentários. 

Celi (@celiecelo)

Celi tem uma página de humor ao lado do filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Aos 57 anos, Celimar Bandeira Drosdosqui se tornou um sucesso nas redes sociais ao lado do filho, Marcelo, com quem divide o perfil. Juntos, os dois gravam vídeos de humor sobre a rotina em família e outros acasos do dia a dia. Com mais de 75 mil seguidores no Instagram, Celi, como é chamada, já disse que precisou enfrentar preconceitos por causa da idade, mas que acabou persistindo no projeto a fim de se tornar uma referência para outras pessoas mais velhas. 

Cris Guerra (@eucrisguerra)

A jornalista lidera um podcast sobre envelhecimento feminino (Foto: Reprodução/Instagram)

Cris Guerra, de 51 anos, é palestrante, escritora e criadora do podcast “50 Crises”. Mas é na sua página do Instagram que a comunicadora consegue passar a sua mensagem com mais sutileza e intimidade. Uma das pioneiras do mercado de influenciadoras, a mineira também foi uma das primeiras personalidades a assumir os cabelos brancos na internet. 

Um dos temas mais recorrentes no conteúdo de Cris é o próprio envelhecimento. Com o objetivo de quebrar o estereótipo de mulheres maduras que se vestem e se portam de modo antiquado, a jornalista mostra como a rotina nessa idade pode ser tão leve e divertida como nas décadas anteriores – incluindo looks estilosos, noites de bebedeira e memes. 

Consuelo Blocker (@consueloblocker)

Consuelo aborda o amor próprio nas redes (Foto: Reprodução/Instagram)

Filha de Costanza Pascolato, uma das maiores referências na indústria da moda nacional, Consuelo Blocker entrou nas redes sociais quando estava com 47 anos. Hoje, aos 57, a escritora continua compartilhando sua rotina de viagens, autocuidado, saúde e estilo com os quase 500 mil seguidores. 

Vivendo em Florença, na Itália, Consuelo também é sinônimo de amor próprio. Apesar dos cuidados com a pele e o corpo, a blogueira expõe o envelhecimento com naturalidade e bom humor, encorajando outras mulheres a se vestirem como quiserem. Além disso, a influencer também aborda pautas como casamento e o relacionamento com os filhos. 

Gilda Bandeira de Melo, Helena Wiechmann e Sonia Bonetti (@avosdarazao)

As avós são amigas de longa data (Foto: Reprodução/Instagram)

Amigas há 50 anos, Gilda Bandeira de Melo, de 80 anos, Helena Wiechmann, 93, e Sonia Bonetti, 84, são conhecidas como as “Avós da Razão” nas redes sociais. Desde 2018, o trio cria conteúdos de humor e cultura para o Instagram, passando por pautas como a vida sexual depois dos 60, o uso recreativo da maconha e autoimagem. Tudo isso enquanto bebem uísque. 

No perfil acompanhado por 162 mil seguidores ainda existe espaço para receitas familiares, dicas de livros e passeios realizados pelas amigas. As publicações, além de viralizar, rendem centenas de comentários de pessoas que desejam chegar lá com o mesmo ânimo do trio. 

Izaura Demari (@voizaurademari)

Izaura possui um acervo de mais de 700 peças (Foto: Reprodução/Instagram)

Os looks icônicos de Izaura Demari já seriam considerados ousados para as blogueiras mais jovens – imagina só para uma avó de 80 anos.  Devido ao estilo marcante, a influenciadora é requisitada para trabalhar como modelo, sendo uma das representantes do movimento de moda sem idade no Brasil. Em 2019, chegou a ser convidada para desfilar na São Paulo Fashion Week pelo instituto FREE FREE, organização que trabalha pela liberdade física, emocional e financeira das mulheres. 

Segundo a própria blogueira, seu acervo conta com mais de 700 peças de roupa e outros itens de moda. A coleção de chapéus, acessório presente em praticamente todos os looks de Izaura, por exemplo, vem sendo criada desde a infância, quando ela precisava proteger a cabeça do sol enquanto trabalhava na lavoura com o pai. 

Rosangela Marcondes  (@it_avo)

A blogueira promove encontros com as seguidoras (Foto: Reprodução/Instagram)

Os 64 anos de Rosangela Marcondes foram suficientes para lhe mostrar que a idade não define uma pessoa. À frente da página It Avó, com quase 10.000 seguidores, a influenciadora se dedica a debater sobre longevidade e os dilemas das mulheres que finalmente ingressam para o grupo da melhor idade. A identificação com o público é tão grande que a blogueira promove encontros mensais para conhecer e conversar diretamente com quem acompanha seu trabalho online. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×