Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais vão apresentar programação especial
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Até o dia 22 de maio, uma série de instituições e equipamentos culturais de São Paulo vão apresentar uma programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado na quarta-feira (18). A agenda faz parte da 20ª edição da Semana Nacional de Museus.

Com o tema O Poder dos Museus, a edição deste ano incluirá eventos presenciais e online em todo o estado paulista. Além de exposições, a programação pretende promover uma série de atividades como debates, festivais, cursos e oficinas.

O Museu da Imigração vai permitir, até domingo (22), que os seus visitantes tenham acesso a cartões-postais com fotos da exposição temporária Mulheres em Movimento. O mesmo museu também promoverá o jogo 22 fatos sobre 1922, uma brincadeira sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

O Museu do Futebol vai oferecer três jogos lúdicos para os visitantes do espaço. As atividades acontecem no final de semana. O Catavento, por sua vez, irá publicar quatro vídeos contando histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo museu.

VEJA MAIS

No litoral paulista, o Museu do Café de Santos promove uma mostra de vídeo-cartas chamada Las Mujeres Cambian Los Museos.

A programação completa da semana nos espaços culturais do governo paulista pode ser acessada pela internet.

Pandemia

Entre os anos de 2011 e 2021, os museus de São Paulo que pertencem à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado receberam 32 milhões de visitantes. Só em 2019, antes da pandemia, 4 milhões de pessoas estiveram nesses locais. Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os passeios presenciais diminuíram e a visitação chegou a 1,4 milhão de pessoas em 2021.

Neste período, o museu mais visitado no estado foi o Catavento, que chegou a receber 5,7 milhões de pessoas entre os anos de 2011 e 2021. Em seguida aparece a Pinacoteca, com 4 milhões, seguido pelo Museu do Café, em Santos (3,4 milhões) e o Museu do Futebol (3,2 milhões).

O governo de São Paulo possui 21 museus em atividade, sendo 17 deles localizados na capital paulista. Outros dois deverão ser inaugurados ainda neste ano.

(Com Agência Brasil)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×