7 filmes e séries sobre autonomia feminina

Produções podem servir de exemplo e inspirar mulheres durante sua jornada de independência
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
“O Gambito da Rainha” mostra a força feminina para sobreviver em ambientes masculinos (Foto: Divulgação)

Aprender mais sobre autonomia é uma peça-chave para as mulheres que sonham em se tornarem donas de si mesmas e completamente independentes; em todos os sentidos da palavra. 

Além de buscar estudar mais sobre a importância da autonomia, vale apostar no entretenimento como uma maneira de adquirir novos insights, aprendizados e inspirações do tema. 

Por meio dos enredos, sejam eles do mundo real ou da fantasia, os filmes e séries buscam reproduzir nas telas os dramas que muitas vezes fazem parte da vida real. 

Veja, a seguir, 7 filmes e séries sobre autonomia feminina:

“Persuasão”

Disponível na Netflix

Baseado no romance de mesmo nome de Jane Austen, o filme narra a história de Anne Elliot (Dakota Johnson), uma jovem que foi obrigada pela família a romper o noivado após descobrir que o companheiro Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis) passava por dificuldades financeiras. Quase uma década depois, ela o reencontra e descobre ainda estar apaixonada por ele. 

LEIA MAIS

“Adoráveis Mulheres”

Disponível na Amazon Prime Video

Durante a Guerra Civil norte-americana, as irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) são levadas a amadurecer rapidamente ainda durante a adolescência. Baseado em um romance de mesmo nome, o filme mostra as diferentes personalidades das jovens, bem como os desafios compartilhados por elas pelo simples fato de serem mulheres. 

“O Gambito da Rainha”

Disponível na Netflix

A minissérie conta a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que se revela um prodígio do xadrez. Uma das únicas mulheres de seu segmento, a jovem se vê em uma rotina única e, na maior parte das vezes, solitária. Mas aos 22 anos, ela precisa conciliar o sucesso estrondoso com vícios, traumas familiares e questões amorosas. 

“Girlboss”

Disponível na Netflix

Baseada em um best-seller, a comédia conta a trajetória profissional de Sophia Amoruso (Britt Robertson), uma jovem rebelde que se vê falida em um emprego insatisfatório. Com urgência de mudança, ela acaba criando um negócio de vendas de roupas online que, de um dia para o outro, se transforma em um grande sucesso na internet. Assim, a protagonista se vê desafiada a amadurecer para liderar um negócio próspero e milionário. 

“As Sufragistas”

Disponível no Star+

No início do século 20,  quando as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido, um grupo de militantes decide protestar para chamar a atenção dos políticos locais. Quando descobre o movimento, Maud Watts (Carey Mulligan) passa a cooperar com as novas feministas, superando a opressão de familiares e conhecidos para lutar em prol da igualdade. 

“A Dama de Ferro”

Disponível no Netflix

Antes de adquirir o status de “dama de ferro” na alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) precisou enfrentar uma série de preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido. Em um universo dominado por homens, optou por medidas impopulares para tirar o país da recessão econômica durante a década de 1970, além de liderar a nação durante a polêmica Guerra das Malvinas.

“O Sorriso de Mona Lisa” 

Disponível no HBO Max

Na década de 1950, Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora recém-formada que passa a dar aula em um dos mais tradicionais colégios dos Estados Unidos, o Wellesley College. Lá, a jovem se depara com alunas que foram criadas para se tornarem nada mais do que esposas e mães. Decidida a abrir os olhos das estudantes para outras realidades,  a protagonista passa a ensinar conceitos contra a norma local, inspirando as alunas a ambicionar uma vida diferente. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×