Sexta-feira 13: 5 dicas para evitar o azar nos investimentos

A data é sinônimo de azara, mas não para quem se prepara para todas as possibilidades
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_finanças_caveira_13ago2021_zamurovic_Envatoelements

Um dos maiores receios de quem está começando a investir é que seus investimentos se desvalorizem. No entanto, a melhor forma de evitar que isso aconteça é estudando e entendendo como funciona o mundo dos ativos financeiros.

Nesta sexta-feira 13, veja 5 dicas para você evitar o azar nos investimentos

OLHA SÓ: Quanto tem hoje quem investiu R$ 1000 no IPO da Cia Hering

1. Estude antes de investir

Quando investimos em um produto, estamos aplicando o nosso dinheiro em algo que acreditamos que resultará em um bom rendimento. É mandatório entender para onde nossos recursos estão sendo dedicados.

Com a internet, é fácil ter acesso a diversos conteúdos gratuitos. Além disso, existem muitos livros e e-books com preços acessíveis que ensinam sobre investimentos.

2. Não invista na emoção

Quando falamos sobre investimentos, principalmente em ações, é normal surgir a emoção ao começar. Entretanto, isso pode atrapalhar nossa racionalidade e fazer com que façamos escolhas ruins.

Ao investir nosso dinheiro, nosso lado mais racional deve dominar as escolhas. É preciso analisar as empresas com cuidado e considerar os riscos daquele investimento. Da mesma forma, é necessário estudar todas as características do ativo e entender se faz sentido para a sua carteira.

3. Diversifique seus investimentos

Diversificação é a chave para ter uma carteira rentável e manter a segurança. Quando deixamos nosso dinheiro em apenas um investimento, não temos proteção caso ele desvalorize.

Assim, é essencial que você invista em mais de um tipo de investimento, porque no caso de desvalorização de um, os outros podem fornecer proteção para as suas aplicações.

4. Não siga o “efeito manada”

Primeiramente, temos que entender o que é o “efeito manada”. Esse termo é dado quando muitos investidores compram as mesmas ações. Entretanto, isso não significa que o papel é bom.

Fazer uma análise sólida e investir em uma ação por ela ser boa e não porque muitas pessoas investem nela, é a melhor forma de fugir da especulação e lucrar no longo prazo.

5. Controle seus gastos

O primeiro passo para investir é ter o controle do seu dinheiro. E a melhor forma de controlar todos os seus gastos é por meio de uma planilha, com tudo anotadinho, sem deixar passar nada.

A Elas Que Lucrem tem uma planilha de gastos exclusiva e gratuita, que pode ser baixada clicando aqui!

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimento certificada

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×