EQL Indica: 7 dicas culturais para o fim de semana

Aproveite os momentos de folga para ler, assistir um bom filme ou série ou até aprender mais sobre história da arte
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Se a correria da semana não deu trégua, aproveite o sábado e o domingo para relaxar e fazer algo prazeroso. Isso é fundamental para mantermos a saúde mental e até para o nosso próprio crescimento. 

De curso livre à exposição virtual, a EQL separou 7 dicas culturais para você curtir o final de semana. Tem filme premiado no Oscar, obra da filósofa Djamila Ribeiro, perfil para ficar de olho no Instagram e muito mais.

Confira abaixo e aproveite!

1. Filme

“Nomadland”

Para quem está inquieto, este é um filme sobre a viagem – e não sobre a chegada. Uma mulher de meia idade chamada Fern (Frances McDormand) se vê sem emprego, marido ou casa. É assim que a obra começa. Ela só tem uma van e a vontade de viver a vida do jeito que quiser. Entre a ficção e o documentário, Chloé Zhao, a diretora do longa-metragem, abre espaço para atores não profissionais, já que alguns deles são verdadeiros nômades. “Nomadland” é um retrato sobre como pegar a estrada e nunca mais voltar.

2. Livro

“Cartas para Minha Avó”

Última publicação da filósofa Djamila Ribeiro, “Cartas para Minha Avó” é uma obra sensível na qual a autora revisita suas memórias da infância, adolescência, relacionamentos amorosos, marcas do racismo, desafios acadêmicos e momentos de dores. Djamila aborda temas como ancestralidade negra e desafios de criar sua filha em uma sociedade racista, ao mesmo tempo em que desenvolve a percepção de que a memória das lutas e conquistas das pessoas negras antes de nós é uma força para seguir adiante. 

Ao dialogar diretamente com sua carinhosa avó Antônia, benzedeira e conhecedora de ervas curativas, a autora permite que os leitores tenham acesso à sua intimidade ao expor, por exemplo, seus gostos musicais e literários, e apresentar amizades que a acompanham em sua construção pessoal.

3. Série

“Sex Education” – 3a temporada

A terceira temporada de “Sex Education” chegou à Netflix ontem (17) e já é um dos títulos mais vistos da plataforma de streaming. A trama britânica lançada em 2019 aborda questões de saúde sexual discutidas por adolescentes na escola, iniciativa levantada pelo personagem principal Otis (Asa Butterfield), que é filho de uma terapeuta sexual. A partir daí, o tema se desenrola por meio de relações afetivas. Na terceira temporada, que conta com nove episódios, são explorados dilemas entre o casal principal do enredo, Otis e Maeve (Emma Mackey), além de questões familiares e outras pautas.

4. Curso livre

História da Arte

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece um curso on-line gratuito de história da arte, com aulas voltadas a graduandos e pós-graduandos interessados em áreas como arte, história, pesquisa e cultura. Também são abertas a todos com formação superior em qualquer campo do saber. Ao todo, são dois módulos ministrados pelo docente José Leonardo do Nascimento, do Instituto de Artes da Unesp. O objetivo é mostrar os movimentos artísticos em uma perspectiva abrangente, passando pela pré-história, Antiguidade (Egito, Grécia, Roma e Etrúria), arte cristã primitiva, arte bizantina, expressões artísticas medievais e os primeiros momentos do Renascimento Italiano. O professor também apresenta e analisa as principais obras de cada período histórico. As aulas estão disponíveis no YouTube da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

5. Podcast

“Mamilos – Diálogos de Peito Aberto”

Apresentado pelas comunicadoras Juliana Wallauer e Cris Bartis, “Mamilos” é um podcast de conversa e aprofundamento em temas polêmicos. Com participações de especialistas, apresenta diversos argumentos e visões sobre um mesmo assunto para que os ouvintes formem opinião com mais embasamento, mas sem perder a empatia, respeito e bom humor. O programa pode ser escutado em todas as plataformas digitais de áudio.

6. Exposição

MASP 360° – Beatriz Milhazes: Avenida Paulista

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) está disponibilizando a mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista” por meio de sua nova plataforma de tour virtual 3D, o MASP 360°. A iniciativa, encerrada em maio, foi considerada a maior exposição dedicada à obra de Beatriz, uma das principais artistas contemporâneas brasileiras, com papel central no panorama da pintura internacional e na história recente da abstração. Ao oscilar entre abstração e figuração, geometria e forma livre, suas composições são intrincadas, densas, cheias de camadas de cores, tintas, papéis e significados. A exposição virtual pode ser acessada gratuitamente pelo link

7. Perfil para seguir

Xaviera López – @xavieralopez

Com um traço delicado e único e um batom vermelho, Xaviera López faz ilustrações sobre o cotidiano da mulher e posta sua arte para mais de 90 mil seguidores no seu perfil do Instagram. A animadora e artista chilena desenha desde pequena e, aos poucos, está conseguindo transformar sua paixão em trabalho.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×